Edit Template

Taxa de inflação subiu nos Açores com maior incidência na restauração

A taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em Abril, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, subiu para 2,25%.
Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), as maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes “Restaurantes e hotéis” (5,46%), “Saúde” (4,21%), “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis” (4,05%), “Comunicações” (4,04%) e “Bebidas alcoólicas e tabaco” (4,01%). Em sentido contrário, a classe que apresentou maior variação média negativa foi a do “Vestuário e calçado” (-2,80%).
A taxa de variação média dos últimos doze meses nacional foi de 2,41%.
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, “Total” de abril, situou-se nos 2,16%, diminuindo 0,03 pontos percentuais em relação ao mês de anterior.
A taxa homóloga a nível nacional foi de 2,10%. A taxa mensal do índice de Abril, “Total”, foi de 0,59%, diminui 0,64 pontos percentuais em relação ao mês de anterior. A classe “Restaurantes e hotéis” com 4,15%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa foi a classe ““Comunicações” com -0,95%.
A taxa mensal a nível nacional foi de 0,72%, refere ainda a mesma fonte.

Edit Template
Notícias Recentes
26.º Angrajazz decorre entre 2 e 4 de Outubro
Ponta Delgada assinala Dia Internacional do Brincar a 11 de Junho
Azores Fringe incentiva colaborações artísticas interilhas
Câmara Municipal de Ponta Delgada duplica apoio ao torneio Figueiras Cup
Norberto e Pedro Baptista abriram segunda loja Molaflex em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores