No próximo Domingo, dia 18 de Maio, o município de Lagoa associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus com um programa especial, promovido pela Câmara Municipal da Lagoa e pelo Museu da Lagoa – Açores, que convida a população a (re)descobrir o património cultural local.
Durante a manhã, entre as 09h30 e as 13h00, o Convento de Santo António estará de portas abertas ao público, com entrada livre e gratuita.
Serão proporcionadas visitas guiadas a diferentes espaços e exposições de relevo, como o Núcleo Museológico do Presépio, a Exposição “Neblina do Tempo”, do artista Carlos Mota, que estará patente ao público no seu último dia, e contará com uma oficina livre de pintura com pigmentos naturais, dedicada aos mais novos.
Ainda, estará patente a Exposição Biográfica de Manuel Augusto de Amaral, figura marcante da história lagoense, com curadoria de Malvina Sousa.
Este programa pretende celebrar o papel fundamental dos museus como espaços de preservação da memória, educação e promoção da identidade cultural, reforçando a sua importância na aproximação entre o património e a comunidade.