Edit Template

Marinha coordena resgate a bordo de embarcação à vela nos Açores

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), e em conjunto com o Centro de Busca e Salvamento Aéreo (RCC Lajes), coordenou no dia 14 de Maio de 2025, o resgate médico de um homem de 68 anos, de nacionalidade alemã, que se encontrava a bordo da embarcação à vela “AVONTUUR”, com bandeira das Seychelles, a navegar a cerca de 378 milhas náuticas, o equivalente a cerca 705 quilómetros, a Oeste da ilha do Faial. O tripulante apresentava um quadro clínico de cólica renal aguda, a necessitar de cuidados médicos hospitalares urgentes.
O resgate foi efectuado pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o paciente para o aeroporto do Faial, onde o desembarcou no dia 15 de Maio de 2025.
O paciente foi posteriormente transferido para a unidade hospitalar.
Foram ainda empenhados o NRP Setúbal, como unidade pronta para o resgate da aeronave em caso de acidente, que se manteve a menos de 8 horas de distância, e a aeronave C295 da FAP que actuou como guia ao EH101 para permitir uma evacuação mais célere.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR e o NRP Setúbal.

Edit Template
Notícias Recentes
Projecto de 26,4 milhões quer reduzir resíduos, fertilizantes e consumo de energia nos Açores
PS/Açores exige rápida implementação do fundo de rotas para garantir mais ligações aéreas e preços mais baixos
Chega propõe inclusão do Porto de Vila Nova no acordo de cooperação e defesa entre Portugal e os Estados Unidos
Detido casal suspeito do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Santa Clara
Câmara Municipal da Praia da Vitória requalifica pavimento do Pavilhão Desportivo da Casa da Ribeira
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores