O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, enalteceu a participação dos alunos do ensino secundário e profissional que representaram o Círculo dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que teve lugar nos dias 26 e 27 de Maio, na Assembleia da República, em Lisboa.
Durante um contacto telefónico realizado aos docentes que acompanharam o grupo, o Presidente do Parlamento açoriano congratulou o empenho demonstrado pelos alunos açorianos no debate dedicado ao tema “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”.
“É motivo de grande orgulho para todos nós ver os Açores representados por alunos com tanta maturidade, capacidade crítica e sentido de participação democrática. Estes jovens são um exemplo claro de que o futuro da nossa Região está em boas mãos”, afirmou o Presidente Luís Garcia.
O primeiro dia foi reservado ao trabalho em comissão, onde oito alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, EB1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba, Colégio do Castanheiro e EB2,3/S das Lajes do Pico debateram o Projecto de Resolução aprovado na sessão regional do Parlamento dos Jovens a 18 de Março deste ano, na Assembleia Legislativa, na Horta.
O segundo e último dia dos trabalhos ficou marcado pela realização do Plenário dos Jovens, que contou com a intervenção do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, na abertura solene. Na sessão deste ano não houve lugar à habitual ronda de questões aos Deputados à Assembleia da República por esta se encontrar dissolvida.
A recomendação aprovada pelos jovens deputados em sede de plenário será apreciada pela comissão com competência na área da educação e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares no seu âmbito serão publicadas na página oficial do Parlamento dos Jovens.
Nesta edição participaram 132 alunos de 66 escolas secundárias e profissionais de todo o país, incluindo as escolas representantes dos Círculos da Europa e Fora da Europa, acompanhados pelos seus professores e por 60 jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem.