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Alunos da Escola Secundária Antero de Quental transportam do século XIX “Memórias do Palácio”

No passado dia 28 de Maio, a Escola Secundária Antero de Quental levou a cabo a actividade “Memórias do Palácio”, uma recriação histórica dinamizada pelo Grupo de História, no emblemático Palácio da Fonte Bela, sede da escola.
Segundo, uma nota de imprensa, esta iniciativa “permitiu aos alunos mergulhar n a realidade do século XIX, através de uma vivência educativa inovadora e envolvente.”
O programa incluiu diversos momentos marcantes: uma visita guiada ao Palácio destinada aos alunos do 3.º ciclo, conduzida por duas alunas do Ensino Secundário; uma segunda visita guiada, orientada pelo Dr. Pedro Pascoal de Melo, dirigida aos alunos do Ensino Secundário; um concurso de trajes de época, onde os participantes puderam recriar e exibir indumentárias inspiradas no século XIX; e, para encerrar, um elegante baile que recriou o ambiente social da época.
Esta actividade “revelou-se um recurso didáctico de excelência, permitindo contrastar os hábitos, atitudes e valores do século XIX com os do presente” e teve como objectivo “central honrar o peso patrimonial da escola e sensibilizar para a importância da preservação do nosso património histórico e cultural”, lê-se na nota, que frisou ainda que o “Palácio da Fonte Bela, enquanto espaço de memória e identidade, constitui uma ligação viva entre a escola e a história individual e colectiva dos seus alunos.”
A escola destacou “a extraordinária adesão e o empenho dos alunos, que se envolveram activamente em todas as fases do projecto — desde a preparação dos conteúdos históricos e figurinos, à participação nas visitas e nas actividades performativas — demonstrando entusiasmo, responsabilidade e espírito de equipa.”
Com “Memórias do Palácio”, a “Escola Secundária Antero de Quental reafirmou o seu compromisso com práticas pedagógicas activas e significativas, que valorizam o património como instrumento de aprendizagem e de construção da cidadania”, apontou o estabelecimento de ensino.
Esta iniciativa contou com o “apoio e o envolvimento de toda a comunidade educativa da Escola Secundária Antero de Quental, cujo contributo foi essencial para o sucesso do projecto, demonstrando um forte espírito de colaboração e valorização do património comum”, concluiu.

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