A Associação de Judo do Arquipélago dos Açores (AJAA) esteve representada por oito atletas na Taça da Europa de Cadetes, que decorreu em São João da Madeira. A competição reuniu 454 judocas de 20 países, afirmando-se como uma das prestigiadas provas internacionais.
A comitiva açoriana integrou os atletas Matias Sanfona (JudoLag) e Vitória Goulart (CEJA), convocados pela Selecção Nacional, bem como Gonçalo Teixeira (JudoLag), António Dias (JCPD), Denise Silva (CJRG), Júlia Silva (JCSJ), Gonçalo Picanço (JudoLag) e Frederico Vital (JudoLag), que garantiram a sua participação pelos seus resultados alcançados no Campeonato Nacional.
Apesar de nenhum dos atletas ter conseguido ultrapassar as primeiras fases da competição, “a atitude, empenho e espírito competitivo demonstrados são motivo de orgulho, evidenciando o trabalho desenvolvido nos clubes e pela AJAA. A experiência internacional não termina aqui”, lê-se em comunicado.
Os atletas Matias Sanfona, Vitória Goulart, Júlia Silva, Gonçalo Picanço e Frederico Vital iniciaram já a participação num Estágio Internacional, onde terão oportunidade de treinar com alguns dos melhores cadetes da Europa — uma experiência decisiva para o seu crescimento técnico e pessoal.
“Realça-se o esforço, a dedicação e a perseverança destes jovens judocas, cujo caminho trilhado tem sido fundamental para elevar o judo açoriano a níveis cada vez mais competitivos e promissores no cenário nacional e europeu. A AJAA destaca a importância deste percurso, fruto de dedicação, trabalho contínuo e cooperação entre clubes, técnicos e famílias, reforçando a presença dos Açores no panorama competitivo do judo nacional e europeu”, finaliza.