Edit Template

André Franqueira Rodrigues defende reforço dos direitos dos consumidores

André Franqueira Rodrigues sublinhou a importância de proteger e capacitar os consumidores no contexto da transição para uma economia circular digital.
Na abertura do evento “Conheça as plataformas digitais que fazem funcionar a economia circular”, inserido na Semana Verde da União Europeia, promovida pela Comissão Europeu, o eurodeputado, membro do grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, destacou que a transição para uma economia circular exige não apenas inovação e investimento, mas também um quadro regulatório robusto que assegure “transparência, confiança e justiça nas plataformas digitais”.
“Os consumidores devem poder fazer escolhas sustentáveis com confiança. Para isso, é essencial que as plataformas digitais que operam neste sector o façam de forma transparente e responsável”, afirmou.
Franqueira Rodrigues apontou que os consumidores enfrentam, frequentemente, barreiras económicas – como o transporte e custos associados – que dificultam práticas de consumo sustentável. Neste contexto, elogiou o papel do sector do comércio digital e reutilizável, que tem o potencial de “tornar bens em segunda mão em bens mais acessíveis e económicos”, contribuindo para a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.
O eurodeputado realçou ainda a importância da “educação para um consumo consciente”, defendendo a necessidade de informar os cidadãos sobre o impacto ambiental e social das suas escolhas. “Educar é capacitar. Precisamos de quebrar hábitos enraizados, como o descarte prematuro de produtos funcionais, e promover a sua reutilização e o reparo”, disse.
Franqueira Rodrigues apontou ainda a relevância das iniciativas da Comissão Europeia que promovem o “direito à reparação”, a durabilidade dos produtos e o combate à obsolescência programada, defendendo a sua consolidação através de “políticas públicas inclusivas”.
“Uma economia circular eficaz deve proteger o consumidor, promover a justiça social e garantir que todos beneficiem da transição verde”, concluiu.
O eurodeputado apelou ainda a uma “colaboração estreita entre decisores políticos, empresas e sociedade civil” para assegurar que a transição ecológica seja também uma transição justa, centrada nos direitos e no bem-estar dos cidadãos.
O evento foi promovido no quadro da Semana Verde da UE, que este ano foca o tema global “Soluções circulares para uma UE competitiva”.

Edit Template
Notícias Recentes
“Porque Hoje é Sábado” recebe Prémio AnimaPIX no festival de animação na ilha do Pico
Paris recebe apresentação do livro “Monumentos ao Emigrante”
“My Way”, novo livro de Natividade Ribeiro, lançado em Vila Franca do Campo
Açores marcaram presença na COP 30 no Brasil com instrumentos inovadores de acção climática
Na abertura da “Azores Meat Summit” Jorge Rita destaca importância da carne na economia regional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores