Edit Template

Governo assinala Dia Mundial do Ambiente com promoção de iniciativas em todas as ilhas e lançamento de novo recurso educativo

Para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, assinalado ontem, a Secretaria Regional do Ambiente e Acção Climática organizou um vasto conjunto de iniciativas, a decorrer em todas as ilhas dos Açores, entre os dias 31 de Maio e 8 de Junho, com o objectivo de sensibilizar, educar e envolver os cidadãos na preservação do ambiente, na conservação da natureza e na adopção de práticas mais sustentáveis.
Ao longo do dia, na Horta, o Secretário Regional do Ambiente e Acção Climática, Alonso Miguel, marcou presença em diversos momentos preparados para assinalar a efeméride, que incluíram entrega dos prémios do concurso de ideias “InovAção Climática”, promovido pela Direcção Regional do Ambiente e Acção Climática, bem como a cerimónia de hasteamento da bandeira Eco-Escolas, na Escola António José de Ávila.
“Estas iniciativas reconhecem o mérito e o envolvimento dos nossos jovens nas questões ambientais, incentivando a inovação e o pensamento crítico, na procura de soluções e contributos para o desenvolvimento sustentável das nossas ilhas”, destacou Alonso Miguel.
“A celebração do Dia Mundial do Ambiente representa uma oportunidade que nos convida a reflectir sobre os nossos comportamentos e sobre o papel que cada um de nós pode ter na protecção do planeta”, prosseguiu.
A ocasião ficou também marcada pelo lançamento do jogo de tabuleiro “À Descoberta das Áreas Protegidas dos Açores”, destinado a alunos do 1.º ciclo, que foi dinamizado com uma turma da referida escola.
“O jogo convida alunos e professores a conhecer melhor o extraordinário património natural dos Açores, explorando de forma dinâmica e acessível as nossas áreas protegidas, o seu papel na conservação da biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas, e de que forma podemos contribuir para a sua preservação”, acrescentou.
O Secretário Regional sublinhou que “este novo recurso didáctico representa mais uma ferramenta pedagógica criada para aproximar ainda mais as crianças e jovens do ambiente e da natureza que os rodeia”.
De acordo com Alonso Miguel, “a Secretaria do Ambiente e Acção Climática tem vindo a reforçar, ano após ano, a aposta na educação ambiental, como forma de sensibilizar e envolver a comunidade escolar nas grandes questões ambientais, através da Oferta de Actividades de Sensibilização Escolar, disponibilizada a todas as Escolas da Região, à qual se juntará, a partir de agora, este novo recurso didáctico”.
O governante revelou que “desde o lançamento da Oferta de Actividades de Sensibilização Ambiental Escolar, em 2022, já foram dinamizadas 2.370 acções, envolvendo mais de 51 mil participantes, números expressivos que reflectem o impacto positivo e crescente destas actividades no contexto escolar açoriano, com reflexos importantes no que se refere à consciencialização ambiental”.
Alonso Miguel referiu que “o programa de actividades preparado, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, inclui ‘workshops’ temáticos, intervenções de limpeza costeira, acções de plantação de espécies endémicas, visitas interpretativas a áreas naturais, bem como a dinamização de actividades culturais e lúdicas, entre teatro, música, dança e dinamização de jogos educativos, dirigidas a diferentes faixas etárias”.
Alonso Miguel destacou ainda a exibição, em todas as ilhas, do documentário “Alterações Climáticas – que futuro para os Açores?”, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Acção Climática, direccionado ao público em geral, mas com enfoque especial nos alunos do ensino secundário.
“Com este documentário, queremos informar e despertar a atenção para os desafios que as alterações climáticas representam para o nosso arquipélago, promovendo uma mudança de atitudes e o compromisso, individual e colectivo, para com a sustentabilidade ambiental”, reforçou.
Segundo o Secretário Regional, “foi preparada uma semana repleta de actividades em todas as ilhas, destinadas não só ao público escolar, mas também às famílias e à comunidade em geral, com o objectivo de promover a consciencialização ambiental e o desenvolvimento sustentável das nossas ilhas”, acrescentando que “as actividades preparadas contam com a colaboração e participação de diversas entidades parceiras, incluindo Organizações Não-Governamentais do Ambiente, instituições de ensino e entidades privadas”.
Alonso Miguel concluiu referindo que estas iniciativas reforçam o compromisso da Região para com a preservação ambiental, protecção do património natural e promoção do desenvolvimento sustentável dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
26.º Angrajazz decorre entre 2 e 4 de Outubro
Ponta Delgada assinala Dia Internacional do Brincar a 11 de Junho
Azores Fringe incentiva colaborações artísticas interilhas
Câmara Municipal de Ponta Delgada duplica apoio ao torneio Figueiras Cup
Norberto e Pedro Baptista abriram segunda loja Molaflex em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores