A deputada do PS/Açores Marlene Damião destacou, a passada Sexta-feira, a importância de reforçar o apoio às empresas açorianas, durante uma visita à empresa TotaLima, no concelho de Vila Franca do Campo, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PS na ilha de São Miguel.
“A empresa, que celebra este mês 30 anos de existência é um exemplo do dinamismo e da capacidade de crescimento do tecido empresarial local. No entanto, enfrenta, como muitas outras na Região, dificuldades relacionadas com os elevados custos de contexto, nomeadamente os custos energéticos, administrativos e com a formação e valorização dos trabalhadores”, salientou Marlene Damião.
“O PS/Açores tem mantido uma ligação próxima ao sector empresarial com o objectivo de apresentar soluções concretas para mitigar estes custos”, sublinhou a socialista, defendendo que os apoios comunitários, como os provenientes do PRR, devem ser canalizados de forma mais célere e eficaz para as empresas, reduzindo a burocracia e os entraves ao investimento.
A deputada socialista denunciou também a falta de mão-de-obra qualificada como um dos maiores constrangimentos à actividade empresarial e recordou que o PS/Açores apresentou recentemente propostas para colmatar esta dificuldade, nomeadamente através da formação específica de imigrantes legalizados e já fixados na Região, em áreas com maior carência, como a mecânica.
“O Governo Regional tem-se mostrado desatento a este problema. O PS apresentou propostas concretas para responder à escassez de mão-de-obra, valorizando recursos humanos já presentes nos Açores”, reforçou Marlene Damião.