Edit Template

Francisco César exige reforço urgente de meios e infra-estruturas da GNR nos Açores

O deputado do Partido Socialista eleito pelos Açores à Assembleia da República, Francisco César, questionou formalmente o Governo da República sobre os constrangimentos que afectam a operacionalidade da Guarda Nacional Republicana (GNR) na Região, exigindo respostas concretas quanto ao reforço de meios, reabilitação de infra-estruturas e aumento de efectivos.
Numa pergunta dirigida ao Ministério da Administração Interna, o parlamentar açoriano alertou para a “degradação significativa de várias instalações da GNR no arquipélago”, salientando que muitas não oferecem condições dignas nem seguras para o desempenho das funções.
De acordo com Francisco César, têm sido implementadas soluções provisórias, como casas de função adaptadas para alojamento e funcionamento dos postos.
“Apesar de existirem projectos de reabilitação identificados, a sua concretização continua dependente de financiamento do Governo da República, o que tem atrasado intervenções urgentes”, afirmou Francisco César, sublinhando que esta realidade compromete a presença e eficácia da GNR, sobretudo nas ilhas mais isoladas e vulneráveis.
Além das questões infra-estruturais, o deputado socialista abordou preocupações ao nível da capacidade operacional da GNR, apontando a falta de efectivos graduados como um dos principais factores que fragilizam a resposta em situação de emergência.
Nesse sentido, e através de pergunta submetida à tutela, Francisco César questionou o Governo quanto “ao plano para a reabilitação das infra-estruturas da GNR nos Açores”, bem como as medidas previstas para “reforço de efectivos graduados, especialmente nas ilhas com menor capacidade operacional” e os mecanismos a implementar, em articulação entre a GNR, o Governo Regional e outras entidades, “com vista a reforçar a vigilância costeira, fiscalização ambiental e presença de proximidade”.
Apesar dos constrangimentos identificados, Francisco César fez questão de reconhecer e valorizar o trabalho exemplar da GNR que, “tal como o Comando Regional, têm demonstrado um profissionalismo e uma dedicação notáveis, assegurando o serviço público em circunstâncias muitas vezes adversas”.
A finalizar, defendeu que a presença da GNR nas nove ilhas dos Açores deve ser encarada como uma prioridade estratégica do Estado, reafirmando que a coesão territorial e a segurança das populações não podem ser desvalorizadas.

Edit Template
Notícias Recentes
Homem detido por violência doméstica e por incendiar carro da ex-companheira
Arquipélago acolhe exposição sobre produção artesanal portuguesa
GNR identifica autocaravanas e veículos a operar ilegalmente com fins turísticos nas ilhas de São Miguel, São Jorge, Pico e Faial
Duas praias dos Açores destacadas pelo site internacional World’s 50 Beaches
Funcionamento de Unidades de Investigação e Desenvolvimento integradas na UAç apoiado em mais de 296 mil euros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores