Edit Template

Aldeia da esperança começa a ganhar forma, em São Jorge

O desafio de proporcionar aos jovens açorianos uma experiência de oração durante uma semana num espaço que é Reserva Mundial da Biosfera, e por isso santuário natural, está prestes a concretizar-se com a participação prevista de 300 pessoas, na sua maioria jovens entre os 15 e os 30 anos, refere nota informativa do site da Igreja Açores.
A Aldeia da Esperança, que se realiza na Caldeira da Fajã de Santo Cristo, de 21 a 25 de Julho, já está em execução com a logística a ser montada pela equipa de São Jorge.
Durante quatro dias, os jovens irão ter a oportunidade de desenvolver três tipos de actividades, depois da festa do acolhimento, que será presidida pelo bispo de Angra, ao final da tarde do dia 21 de Julho, às 18h00. Nos três dias seguintes os jovens são convidados a viver o “Dia de Contemplação”, com a realização de dois trilhos; o “Dia da Descoberta”, com a participação em várias oficinas, orientadas por várias congregações religiosas e o “Dia de Acção”, com actividades de campo desde o cuidado da natureza ao cuidado do outro.
A iniciativa, que conta com o especial envolvimento do CNE, envolve também a participação de várias congregações religiosas, nomeadamente as Irmãs de São José de Cluny, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, a Congregação das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, da Congregação Aliança de Santa Maria, Salesianos e Irmãos de São João de Deus.
Orientada pelo Serviço Diocesano da Juventude, com uma equipa espiritual que envolve professores do Seminário de Angra, esta iniciativa tem um especial envolvimento da ouvidoria de São Jorge que mobilizou todos os recursos para acolher e proporcionar uma experiência pastoral e espiritual aos jovens participantes de quase todas as ilhas dos Açores. Apenas o Corvo e a Graciosa não estarão presentes.
As actividades na Aldeia da Esperança realizam-se entre as 7h30 da manhã e as 23h30, com actividades variadas de dia e de noite, altura em que deve ser feito silêncio no acampamento que servirá de casa a todos os que participam neste evento jubilar, que contará ainda com a participação de dirigentes nacionais da equipa da juventude.
Por se tratar de uma actividade na natureza, procurando corresponder aos desafios do papa Francisco, nomeadamente a partir do compromisso Laudato Si, esta actividade procurará ser ecologicamente sustentável utilizando materiais recicláveis e sempre com o intuito de poupar o ambiente.
Os jovens são convidados a viver estes dias com simplicidade, procurando aliar a oração ao cuidado da natureza, à sua contemplação e sobretudo à ideia de que o futuro passa pela harmonia entre o homem e a natureza.
Esta actividade, que já foi declarada de interesse público pelo Governo Regional dos Açores, conta ainda com uma série de patrocínios de empresas açorianas e entidades públicas e privadas, cujo envolvimento foi decisivo para que este evento pudesse ter lugar.
Além do kit do peregrino que os jovens receberão quando fizerem o check in na Aldeia da Esperança, o alojamento será feito em tendas e, por isso, todos devem levar o seu próprio equipamento como saco-cama, lanterna, toalhas, roupa simples e confortável, um impermeável, calçado adequado a andar na natureza, produtos de higiene, utensílios para comer, chinelos para o banho.
A Aldeia da Esperança contará com um hospital de campanha permanente, assegurado pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Edit Template
Notícias Recentes
Homem detido por violência doméstica e por incendiar carro da ex-companheira
Arquipélago acolhe exposição sobre produção artesanal portuguesa
GNR identifica autocaravanas e veículos a operar ilegalmente com fins turísticos nas ilhas de São Miguel, São Jorge, Pico e Faial
Duas praias dos Açores destacadas pelo site internacional World’s 50 Beaches
Funcionamento de Unidades de Investigação e Desenvolvimento integradas na UAç apoiado em mais de 296 mil euros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores