O procedimento concursal para a nomeação do responsável pela Direcção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (ACAC) foi retomado, “dando cumprimento ao estipulado pelo tribunal, estando a decorrer nos seus trâmites normais”. Quem o diz é a Directora Regional da Cultura, Sandra Garcia, que em declarações a este jornal adiantou que o mesmo “encontra-se já em fase final”.
Isto acontece cerca de um ano e meio após a saída do anterior director, em Dezembro de 2023, e o consequente concurso público para o cargo ter sido, entretanto, suspenso, devido a uma contestação à decisão então tomada pelo júri apresentada por um dos candidatos excluídos.
Desde então, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas tem estado entregue a uma Direcção interina, uma situação que, de acordo com a Directora Regional da Cultura, não tem condicionado o funcionamento da instituição: “o normal funcionamento do ACAC foi, e está a ser, competentemente assegurado pelo seu Director interino, Dr. Ricardo Esperanço”, assegura Sandra Garcia.
Celebração do 10º aniversário com nova exposição
A exposição “O Tempo de estar” continua a celebrar os 10 anos do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, apresentando obras da colecção do Arquipélago, do Museu Carlos Machado, da Glimpse Collection, de Fátima Mota e António Macedo, biblioteca da vaga – espaço de arte e conhecimento, bem como peças de artistas que as cederam a esta exposição.
A mostra pretende ser “um convite à reflexão do que é que pode ser uma experiência no espaço físico de uma exposição, do se permitir dar tempo ao estar para criar relações, questões e despoletar a curiosidade por aquilo que há, para além do que se vê”, refere a organização. “O Tempo de estar” estará patente nas salas expositivas 2 e 3 do Arquipélago.