O CDS-PP submeteu à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores um projecto de resolução, subscrito pelo PSD e PPM, que visa garantir um melhor aproveitamento e gestão dos recursos hídricos em altitude na ilha de São Jorge.
A iniciativa responde à crescente pressão sobre os sistemas de abastecimento de água, potenciada pelas alterações climáticas, pela escassez de precipitação nos meses de verão e pelo aumento das necessidades de consumo, em particular da actividade agropecuária.
A Deputada do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, afirmou que “é urgente investir em soluções que permitam armazenar água nos períodos de maior abundância, para responder às necessidades da lavoura quando a disponibilidade é menor”.
A proposta agora apresentada recomenda ao Governo Regional a realização de uma avaliação técnica das potencialidades de aproveitamento dos recursos hídricos em altitude na ilha de São Jorge, com vista à criação de lagoas de retenção. Prevê ainda a elaboração de um plano de investimentos que permita concretizar essas infra-estruturas de armazenamento.
Dados do Plano de Gestão da Região Hidrográfica dos Açores 2022-2027 revelam que o sector pecuário em São Jorge representa 35% das necessidades hídricas da ilha, contrastando com a média regional de 18%. Sendo que o valor das necessidades hídricas totais da ilha poderá aumentar em cerca de 30% até 2027, o que reforça a urgência de planear medidas concretas e sustentáveis.
Catarina Cabeceiras conclui, afirmando que “esta iniciativa demonstra o compromisso da Coligação PSD/CDS-PP/PPM com a sustentabilidade dos recursos naturais, com o apoio aos agricultores e com a valorização da produção local, pilares essenciais para o desenvolvimento económico e a coesão territorial da ilha de São Jorge e da Região Autónoma dos Açores”.