Edit Template

Açores avançam com Sistema Inteligente de Monitorização dos Fluxos Turísticos

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, acabou de adjudicar, ao Agrupamento Ubiwhere/Digiwest, a criação do Sistema Integrado de Monitorização Inteligente de Fluxos Turísticos dos Açores (SIMIFTA).
Trata-se de um projecto inovador que tem como grande objectivo reforçar a gestão sustentável do turismo na Região Autónoma dos Açores.
A adjudicação da criação do SIMIFTA foi no valor de 598.990,00 € (acrescido de IVA) e com um prazo de execução de 70 dias, resultando a mesma de um concurso público internacional.
Este projecto está alinhado com os objectivos estratégicos do Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030), e visa a melhoria e modernização da gestão dos fluxos turísticos dos Açores.
A plataforma passará a fornecer dados em tempo real sobre perfis, mobilidade e padrões de visitação dos turistas nas nove ilhas, informação que será fundamental para sustentar decisões baseadas em dados, contribuindo para um turismo mais sustentável e equilibrado.
O projecto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa.
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, sublinha a importância desta iniciativa e refere que, com a mesma, “os Açores posicionam-se na vanguarda da transição verde e digital aplicada ao turismo, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental, económica e social do sector”.

Edit Template
Notícias Recentes
Revisão das regras da tourada à corda aguarda conclusões do grupo de trabalho
Cabeços de amarração da Madalena passaram de 50 para 40 toneladas por desgaste
Actividade económica dos Açores abranda em Abril mas mantém variação positiva de 0,6%
Açores têm melhor qualidade ambiental do país mas ficam abaixo da média no desenvolvimento regional
SEDES Açores promove conferência a 19 de Junho com a Comissária Europeia Maria Luís Albuquerque
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores