Edit Template

Açores com importância destacada na presença de Portugal no Comité de Furacões da Organização Meteorológica Mundial

Portugal passou a integrar oficialmente o Comité de Furacões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma estrutura internacional que coordena a monitorização e resposta a ciclones tropicais na região do Atlântico Norte, de acordo com nota de imprensa do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A decisão surge na sequência de um pedido do IPMA e representa, segundo a instituição, uma medida estratégica para reforçar a segurança nacional e a cooperação internacional.
Apesar de Portugal não estar geograficamente incluído na área de actuação da Região IV — que abrange países como Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Holanda, Espanha, bem como Estados da América Central e Caraíbas — a dinâmica dos sistemas tropicais e a sua eventual deslocação para latitudes mais elevadas justificam a integração.
Neste sentido, o IPMA sublinha que o país irá contribuir com capacidades técnicas e científicas, destacando-se a rede de observação meteorológica dos Açores, recentemente reforçada com novos radares, que permitirá complementar os sistemas de detecção e acompanhamento já existentes no Atlântico Norte.
A entrada neste comité da OMM, segundo o IPMA, reforça a eficácia global do sistema de alerta e resposta a furacões, ao mesmo tempo que coloca o país numa posição de maior responsabilidade no acompanhamento de tempestades tropicais que afectem o espaço europeu e a Macaronésia.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo lança concurso público para construção de 24 novas moradias no Loteamento das Candeias, em São Miguel
Curso de Serviço Social da Universidade dos Açores promove workshop de autodefesa pessoal para assistentes sociais
Fortaleza de São João Baptista na final das Novas 7 Maravilhas de Portugal
Ponta Delgada recebe encontro europeu de especialistas em microrganismos
Brampton celebra 20 anos das Festas do Senhor Santo Cristo com presença do Bispo de Angra
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores