Edit Template

Planeie férias em outubro para experienciar a décima edição do Festival Cordas

Outubro, quando as massas turísticas começam a baixar pelas ilhas rurais; o outono a deixar as suas cores; e os jovens já habituados ao novo ano escolar; é a altura perfeita para turistar cá dentro.
No Município da Madalena, na ilha do Pico, o maior festival de cordofones acontece de 1 a 11 de outubro. Para quem gosta de músicas do mundo, de instrumentos de corda, música que é boa música e não faz perder as membranas auditivas, então é este o festival que procura, e há muito por onde escolher. Desde a programação pela manhã nas escolas, na Igreja Matriz da Madalena; nas tardes, no Museu do Vinho do Pico e nas noites no Auditório da Madalena, ainda pode visitar jardins com cordas, exposições na Biblioteca da Madalena, e muito mais.
A abertura a 1 de outubro, o Dia Mundial da Música, celebra o passado, olhando para o futuro e ainda apresenta Manuel Costa, pela primeira vez em concerto na vila mais jovem da ilha montanha. O encerramento, a 11 de outubro, leva a um dos maiores palcos da região, o Auditório da Madalena, uma noite repleta de mulheres músicas, desde a finlandesa Maija Kauhanen, com o kantele; a chinesa Lu Yanan, com Pi´pa; a brasileira Laya, a guitarra portuguesa de Marta Pereira da Costa, e ainda a voz e guitarra de Joana Alegre. Momentos que de certeza vão ficar para a história de alguns destes artistas e do público que se aventure ao festival. O Timple das Canárias volta ao festival e pela primeira vez o Sarod da Índia chega à ilha do Pico. E, não vão faltar violas de norte a sul de Portugal, da Madeira e de várias ilhas dos Açores, incluindo a picarota Mónica Goulart. Dia da Viola da Terra, 100 Anos de Carlos Paredes, 100 Anos da Guitarra Tenor, e os 30 Anos do Cante Alentejano são mais alguns programas de destaque.
Além das dezenas de ofertas do Festival Cordas, uma caminhada pela MiratecArts Galeria Costa é sempre um belo momento para sentir o convívio da arte na natureza. Uma visita pelos três pólos do Museu do Pico, em especial o Museu dos Baleeiros, provar os melhores vinhos da região e ainda para os mais aventureiros, escalar a montanha mais alta de Portugal – a única coisa que falta nesta ilha é mais tempo.
Não espere até à última da hora para marcar viagem e alojamento. A agência de viagens Novo Rumo pode ajudar. E já agora, escolha ficar nas casas de pedra, típicas da ilha, alugando um carro na AutAtlantis, empresa que apoia o desenvolvimento das artes nos Açores. Ou, se preferem viver sem veículo, alugue um apartamento ou quarto no centro da vila da Madalena, desde o Porto Velho Boutique Lodge, My Bed in Pico, Apartamentos Basalto, entre outros, e em menos de cinco minutos a pé chegam ao epicentro do Festival Cordas, a Biblioteca Auditório da Madalena.
Outubro é um belo mês para tirar férias nos Açores, em particular na ilha montanha do Pico.

Terry Costa *

  • Diretor Artístico, MiratecArts
Edit Template
Notícias Recentes
Director-geral da Autoridade Marítima aponta Açores como ponto-chave nas rotas atlânticas
Santa Clara convoca accionistas para decidir transformação de suprimentos em prestações assessórias de capital
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida no concelho da Ribeira Grande
Ordem dos Enfermeiros defende vigilância da gravidez de baixo risco assegurada por enfermeiros especialistas
Lagoa apresenta plano municipal para a infância e assinala Dia Internacional do Brincar com seminário dedicado à aprendizagem
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores