A procura de casas à venda no nosso pais a partir do estrangeiro continua em alta, em na ilha da Madeira, em Faro e na ilha de São Miguel, que tem a si associado um peso de buscas de fora de Portugal ao mercado de compra e venda, isto no 2º trimestre de 2025, na ordem dos 34%, segundo revelam dados do idealista/data.
Só a ilha da Madeira (42%) e o distrito de Faro (36%) vêm despertando mais interesse junto dos estrangeiros que consideram adquirir casa no nosso país, sendo estes os distritos e ilhas portuguesas com mais visitas aos anúncios de casas à venda a partir de um país estrangeiro.
Lisboa, Évora, Setúbal e o Porto são as localidades menos apetecíveis, surgindo no fim da lista das procuras internacionais de casas para comprar em Portugal, representando menos de 15% do total da procura por distrito, indicam os mesmos dados.
O estudo revela que a procura de casas à venda em Portugal desde o estrangeiro mantém-se expressiva em várias zonas do país no segundo trimestre de 2025, apesar de se ter verificado uma redução em termos globais, o que poderá ser explicado, em parte, pelo fim dos vistos gold, bem como pelo término do regime para residentes não habituais e ainda a indefinida futura lei dos estrangeiros. Por tal, no arranque de 2025, os estrangeiros avançaram com a compra de 2.098 habitações no nosso país, cerca de 5,1% do número total de transacções, o volume mais baixo desde o segundo trimestre de 2021.
Norte-americanos de olho
em São Miguel
Esta análise ao mercado imobiliário mostra também que muitas visitas aos anúncios de casas para comprar no país têm origem em França e Reino, Alemanha, Suíça e Espanha. Além destes, destaca-se também a procura com origem nos Estados Unidos da América, que está no top 3 em várias zonas do país, como é o caso de São Miguel. Com efeito, na ilha de São Miguel, os EUA estão em destaque com a maior percentagem de visitas a casas para comprar (34%), seguido do Canadá (25%) e da Alemanha (9%).
Na ilha da Madeira, o território com maior procura de casas à venda desde o estrangeiro, destacam-se as visitas vindas da Alemanha (18%), Reino Unido (17%) e dos EUA (10%). Já em Faro os países que têm mais peso na procura estrangeira são o Reino Unido (17%), França (12%) e Alemanha (12%).
A maior curiosidade ou vontade de comprar casa em Lisboa vem de quem pesquisa desde os EUA (14%), seguido do Reino Unido (13%) e Espanha (8%). Já no Porto as visitas internacionais têm origem, sobretudo, de França (15%), EUA (12%) e do Brasil (9%), mostram os dados do idealista.