Edit Template

Livro coordenado por Maria do Céu Patrão Neves e Alexandra Bento foi apresentado no Instituto Ricardo Jorge

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, acolheu, no passado dia 18 de setembro, a apresentação do novo livro “Ética Aplicada – Nutrição”, coordenado por Maria do Céu Patrão Neves e Alexandra Bento, revela uma nota do INSA.
A sessão, que contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins e incluiu uma Mesa Redonda intitulada “Comunicação Ética em Nutrição e a Mediatização da Informação”, com discussão de Alexandra Bento, Marta Correia e Nina de Sousa Santos, e moderação de Maria do Céu Patrão Neves.
“Ética Aplicada – Nutrição” é o primeiro livro da área a ser publicado em Portugal, reunindo contributos de vários especialistas portugueses e organizando-se em duas partes distintas, mas complementares: uma primeira dedicada a temas transversais à nutrição, e uma segunda focada em algumas problemáticas particulares de destacado interesse na sociedade portuguesa. A obra aborda, por exemplo, as políticas nutricionais e a saúde pública, a literacia alimentar, os sistemas e o desperdício alimentar, ou ainda os suplementos, a obesidade e a nutrição em cuidados paliativos.
Maria do Céu Patrão Neves é professora catedrática de Ética na Universidade dos Açores, com formação especializada em Bioética, incluindo um pós-doutoramento no Kennedy Institute of Ethics, da Georgetown University (Washington, D.C.). É coordenadora de várias obras nesta área e integra vários organismos, tais como o Global Ethics Observatory da UNESCO e o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
Alexandra Bento, fundadora da Ordem dos Nutricionistas e basto-nária por 12 anos, coordena o Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, um dos seis departamentos técnico-científicos do Instituto, desde dezembro de 2023.
Com especialização em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, é doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição e mestrada em Inovação Alimentar.

Edit Template
Notícias Recentes
PROENERGIA tem 1.697 candidaturas pendentes e 1.284 registos de autoconsumo por validar
Declínio do tubarão-mako ameaça futuro do turismo de mergulho nos Açores
Mecanismo de compensação aos pescadores pela RAMPA deverá ser criado em Setembro e terá 10 milhões de euros
Governo autoriza 14 novos apartamentos turísticos de quatro estrelas nas Capelas
Governo financia autarquias para limpeza ambiental em três ilhas e admite falta de meios próprios
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores