O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal da Ribeira Grande, nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de Outubro, César Pimentel, alerta para problemas de saneamento básico, mobilidade e valorização turística e patrimonial na Freguesia do Porto Formoso.
O candidato da Iniciativa Liberal, acompanhado por Duarte Travassos, cabeça de lista à Assembleia Municipal, visitou uma das Freguesias mais turística do Concelho e da ilha de São Miguel, dando continuidade ao ciclo de auscultação às comunidades locais e identificando prioridades estruturais, ambientais e sociais para o Município.
Durante a visita, César Pimentel destacou “os problemas de saneamento básico que afectam directamente o porto de pesca e as zonas balneares” do Porto Formoso, algo que considera “impensável em pleno século XXI e depois de tantos milhões de euros recebidos de fundos comunitários”.
Recordando que a obra realizada em 2009, em parceria entre a Câmara Municipal e o Governo Regional, “provocou graves consequências ambientais, contaminando a praia, a baía e a natureza circundante, levando à interdição de banhos em áreas históricas outrora de extrema importância para os residentes”, o candidato liberal defendeu “a revisão do sistema de saneamento, com a separação dos esgotos e a canalização adequada para estações elevatórias ou sumidouros, afastando-os das vias naturais”. Também apontou “a necessidade de revisão da localização dos molhes, actualmente demasiado próximos da praia”, propondo “a sua reposição após o Forte de São Brás” e a “construção de um ancoradouro para embarcações locais”.
César Pimentel sublinhou que, “sendo o Porto Formoso uma Freguesia muito turística, é urgente melhorar a mobilidade, com a criação de novos parques de estacionamento e de uma nova via circulatória, conectando correctamente a estrada regional e garantindo fluidez no trânsito”.
Por outro lado, destacou ainda “a necessidade de revisão do Plano Diretor Municipal, para converter algumas reservas naturais de pouco interesse em zonas de estacionamento e habitação, respondendo a carências comuns em várias Freguesias do Concelho”.
César Pimentel enfatizou também “a importância da valorização do património local e da actividade piscatória”, preconizando “a reestruturação do porto de pesca, integrando decks, passadiços marítimos e balneários/sanitários, permitindo a continuidade da pesca tradicional e promovendo actividades de lazer, turismo e educação ambiental e desportiva”.
O cabeça de lista da IL ao Município Ribeiragrandense alertou ainda para “o abandono da antiga rede de moinhos da Freguesia”, defendendo “a sua preservação e restauração como património cultural regional”.
Entre outras prioridades, César Pimentel destacou ainda “a necessidade de melhorar a rede de transportes, garantindo horários mais ajustados às necessidades da população, e de reintegrar um assistente social na Casa de Povo, função que existia anteriormente e actualmente se encontra inexistente”.
“Estas visitas reforçam a visão da candidatura da Iniciativa Liberal de que o Porto Formoso necessita de intervenções urgentes em saneamento, mobilidade, habitação, valorização turística e preservação patrimonial, sempre com planeamento estruturado e diálogo com a comunidade local”, finalizou o candidato liberal.