Edit Template

Isabel Almeida Rodrigues reforça aposta no ensino profissional e na formação para o futuro de Ponta Delgada

A candidata da coligação Unidos por Ponta Delgada (PS, BE, PAN e Livre), Isabel Almeida Rodrigues, reuniu-se na Sexta-feira com a direcção do Centro de Qualificação dos Açores. Na ocasião, a candidata sublinhou que a Educação é a base da igualdade de oportunidades e a chave para o futuro do concelho. “É também através dela que combatemos a pobreza, a exclusão e prevenimos problemas sociais”, destacou.
Com particular enfoque no ensino profissional, Isabel Almeida Rodrigues assumiu o compromisso de apoiar projectos que promovam a formação e o autoemprego, sobretudo junto de grupos em risco de exclusão. Para tal, garantiu a disponibilização de espaços, financiamento e ligação a redes locais. Defendeu ainda a aposta em cursos de curta duração e em programas de requalificação profissional em sectores emergentes como o turismo sustentável, a economia azul e a agro-indústria, bem como o reforço do empreendedorismo local através da criação de incubadoras para start-ups em áreas estratégicas como a tecnologia verde e o turismo inteligente.
Sem descurar a valorização do ensino superior e dos percursos académicos, a candidata comprometeu-se a atribuir bolsas de estudo com critérios de mérito e apoio socioeconómico e a colaborar com a Universidade dos Açores na criação de um programa de acolhimento a estudantes, reforçando o papel da instituição no desenvolvimento local.
Entre as restantes medidas apresentadas estão a actualização e implementação da Carta Educativa de Ponta Delgada, a modernização da rede de ATL e das infra-estruturas escolares, o reforço da prevenção e combate ao absentismo, abandono escolar e iliteracia, a promoção da inclusão digital, a realização semestral de uma Feira de Emprego concelhia e a melhoria dos apoios às famílias de trabalhadores por turnos, através do alargamento dos horários dos ATL.
“Connosco, Ponta Delgada terá uma estratégia clara: apostar na Educação, na formação e no emprego, garantindo o bem-estar social e a emancipação de todos os cidadãos”, afirmou Isabel Almeida Rodrigues.

Edit Template
Notícias Recentes
“Porque Hoje é Sábado” recebe Prémio AnimaPIX no festival de animação na ilha do Pico
Paris recebe apresentação do livro “Monumentos ao Emigrante”
“My Way”, novo livro de Natividade Ribeiro, lançado em Vila Franca do Campo
Açores marcaram presença na COP 30 no Brasil com instrumentos inovadores de acção climática
Na abertura da “Azores Meat Summit” Jorge Rita destaca importância da carne na economia regional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores