O novobanco dos Açores S.A. e o Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores, titulado pela Região Autónoma dos Açores, representado pelo Banco Português de Fomento enquanto entidade gestora, vão assinar um Protocolo que activará o Programa de Capital Participativo Açores II.
Este acordo permitirá o acesso, em condições preferenciais, às empresas com sede e actividade na Região Autónoma dos Açores, a um instrumento de financiamento e capitalização para o desenvolvimento da sua actividade.
O Programa de Capital Participativo Açores II permite o acesso a liquidez para, nomeadamente, a concretização de investimento nos Açores, distinguindo-se do financiamento tradicional pela sua natureza de instrumento de quase capital, possibilitando a melhoria do rácio de autonomia financeira das empresas, elemento muito relevante na melhoria da avaliação de risco, bem como no acesso a, por exemplo, apoio por fundos comunitários.
A assinatura do Protocolo decorrerá no edifício Sede do novobanco dos Açores, hoje, 7 de Outubro, pelas 17h00.
Assim, o novobanco dos Açores S.A., enquanto intermediário financeiro, passa a oferecer, em exclusividade, este importante instrumento financeiro para o sector empresarial da Região.
