Edit Template

Festival literário “Folhas de Outono” regressa a Ponta Delgada com programação plural

O festival literário Folhas de Outono, promovido pela editora e livraria Letras Lavadas, a decorrer entre os dias 13 e 18 de Outubro, em Ponta Delgada, propõe este ano uma programação plural e intergeracional.
Ao longo de seis dias, o festival acolhe horas do conto para crianças de diversas idades e famílias, bem como sessões literárias para idosos, cruzando literatura, educação, ciência, memória e cidadania.
O primeiro dia abre com uma conversa sobre violência doméstica e de género, a partir do livro Até que a violência nos separe, de Malvina Sousa. À tarde decorre mais uma edição do podcast Há Conversa na Livraria, com a biblioterapeuta Sandra Barão Nobre, autora de Ler Para Viver – Como a biblioterapia pode melhorar as nossas vidas, a ser transmitido em directo no Facebook e no Youtube da Letras Lavadas. Segue-se a Hora do Conto do Esquilo às 15h30, e, às 18h00, o lançamento da obra José Enes – Filósofo, Pedagogo e Mestre. Uma homenagem, de Onésimo Teotónio de Almeida, numa edição Letras Lavadas.
Na Terça-feira, dia 14, os eventos distribuem-se entre o público sénior e estudantil. De manhã realizam-se Encontros com Histórias, um espaço dedicado ao público sénior; ao meio-dia, decorre a actividade literária A viagem através das páginas, conduzida pela professora Paula Santos. Às 16h00, haverá uma palestra sobre vulcanologia com Nuno Pereira, em representação do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, baseada no livro Vulcanologia para jovens exploradores. O dia encerra com a apresentação do livro 3, 2, 1 Política com impacto – Avaliação, Valores e Técnicas na nova era da liderança política, da psicóloga Cristina Valente, numa edição Diário de Bordo.
A Quarta-feira, dia 15, com a Hora do Conto das Bolotas, repetindo-se a actividade de tarde, pelas 15h30, com a Hora do Conto da Abóbora. À tarde decorre novo episódio do podcast Há Conversa na Livraria, com os autores Rafael Felizardo e Diogo Costa, sobre o livro Filha da Minha Mãe (edição Manuscrito). A seguir será apresentado, pela psiquiatra Marina Cruz, o livro Dormir é Fácil – A abordagem cognitivo-comportamental para acabar de vez com a insónia (edição Lua de Papel), com a presença de um dos seus autores, o psiquiatra e sonologista André Ponte.
Nas Quinta e Sexta-feiras, mantêm-se os Encontros Literários, às 10h30, e às 15h30, as horas do conto do Ouriço e das Folhas, respectivamente. A partir das 18h00 que o festival ganha corpo editorial com o lançamento do livro Rabo de Peixe, da jornalista Helena Ales Pereira, uma edição Contraponto, que revela os bastidores da série homónima da Netflix. Na Sexta-feira, o destaque vai para o lançamento do livro Vulcanologia para jovens exploradores, uma edição Letras Lavadas, da autoria dos Professores Victor Hugo Forjaz, Carlos de Matos Alves e Teresa Palácios.
No Sábado, às 11h00, realiza-se um workshop com a nutricionista Beatriz Pereira do Vale sobre alimentação equilibrada no quotidiano, com sugestões práticas para uma nutrição consciente e acessível. A participação neste evento carece de inscrição. Às 15h00, a Hora do Conto será orientada por Elisabete Rosa-Machado — professora, formadora, mediadora de leitura e fundadora da editora The Poets & Dragons Society — que traz uma selecção de histórias que fazem sonhar pequenos e graúdos.
O Festival encerra às 17h00 com o Clube de Leitura Letras Lavadas, num encontro informal dedicado à partilha de leituras e à troca de impressões entre participantes.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro reforça diálogo com a União Europeia em encontros de alto nível
Titulares do Cartão Interjovem com viagens aéreas interilhas a 21 euros durante o mês de Dezembro
Azorean International Film de 13 a 21 de Dezembro no Teatro Micaelense
Número de pensões aproxima-se das 50 mil e reforça peso social da velhice nos Açores
PJ assinala 80.º aniversário em Ponta Delgada com debate sobre drogas sintéticas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores