Edit Template

José Manuel Bolieiro valoriza proposta de Orçamento do Estado para 2026 e defende revisão justa da Lei das Finanças

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, manifestou satisfação com a proposta de Orçamento do Estado para 2026, sublinhando que o documento, tal como apresentado, assegura as principais previsões da anteproposta orçamental regional, actualmente submetida à auscultação dos parceiros sociais e conselhos de ilha.
De acordo com a proposta entregue na Assembleia da República, as transferências para os Açores ao abrigo da Lei das Finanças das Regiões Autónomas ascendem a 341,1 milhões de euros, representando um acréscimo de 21,9 milhões face a 2025. Este reforço permitirá dar continuidade a políticas públicas estruturantes e consolidar o equilíbrio financeiro da Região.
“O Orçamento do Estado para 2026 dá confiança ao planeamento regional e garante estabilidade para prosseguir os compromissos assumidos com as famílias e com as empresas açorianas”, afirmou o governante, valorizando o enquadramento orçamental como um sinal de confiança nas finanças regionais.
Sem prejuízo dessa apreciação positiva, o Presidente do Governo reafirmou a necessidade de uma revisão justa e actualizada da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, sublinhando que esta é uma questão de equidade e de responsabilidade nacional.
“Precisamos de uma revisão justa da Lei das Finanças, que assegure previsibilidade e respeito pelo contributo dos Açores para o desenvolvimento do país”, frisou José Manuel Bolieiro, acrescentando que a Região “não se revê em soluções transitórias ou excepcionais, mas sim num modelo estável e equilibrado de financiamento”.
O Presidente do Governo anunciou ainda que, no final deste mês, participará, em Lisboa, numa reunião do Conselho de Ministros. Na ocasião, estará também presente o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Edit Template
Notícias Recentes
“Porque Hoje é Sábado” recebe Prémio AnimaPIX no festival de animação na ilha do Pico
Paris recebe apresentação do livro “Monumentos ao Emigrante”
“My Way”, novo livro de Natividade Ribeiro, lançado em Vila Franca do Campo
Açores marcaram presença na COP 30 no Brasil com instrumentos inovadores de acção climática
Na abertura da “Azores Meat Summit” Jorge Rita destaca importância da carne na economia regional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores