Edit Template

Jovens do Pico em destaque no Portugal Digital Summit

Nos dias 22 e 23 de outubro, os jovens das escolas dos Açores vão dar provas do seu talento e criatividade no Portugal Digital Summit, o principal evento nacional dedicado à Economia Digital, que terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa.
No âmbito da iniciativa App Start Up do Apps for Good, promovida pelo CDI Portugal, os alunos da Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico e da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico irão apresentar dois projetos inovadores, entre os treze selecionados de todo o país. O App Start Up tem como objetivo criar oportunidades de contacto entre as equipas de alunos e incubadoras, investidores e empresas, potenciando o desenvolvimento profissional dos projetos através de mentoria, formação ou apoio financeiro.
A Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico apresenta a aplicação We care, desenvolvida para apoiar pessoas com demência, facilitando a sua identificação e o contacto com familiares e cuidadores, numa resposta à crescente incidência de problemas de saúde mental na sociedade. Já a Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico leva ao palco o projetoSURI, vencedor do primeiro prémio na categoria de Ensino Básico da 11ª edição do Apps for Good. SURI consiste numa pulseira com tecnologia RFID e uma aplicação de gestão de grupos, garantindo total controlo e segurança em saídas escolares, visitas de estudo, lares e eventos, com funcionalidades como geolocalização, alertas por SMS e autorizações digitais.
O programa dos Pitch decorre em vários momentos ao longo do evento, com destaque para as sessões “Connect with People”, que promovem o diálogo entre jovens, especialistas e representantes de empresas de referência, sobre temas como economia digital, inclusão de mulheres na tecnologia, inovação, cibersegurança e futuro do trabalho em contexto tecnológico.

Edit Template
Notícias Recentes
Open Day de Pesca Feminina juntou 21 participantes numa manhã de aprendizagem e convívio
Naturais e amigos do Concelho do Nordeste reuniram-se no 31º convívio
19.º Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso reúne grupos dos Açores, França e Polónia
Detida pessoa indiciada do crime de tráfico de estupefacientes no concelho da Lagoa
JSD/Açores apresenta XIII Universidade de Verão 2026 com foco nos resultados
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores