Edit Template

Chega inicia auscultações para o Plano e Orçamento de 2026

A deputada Hélia Cardoso reuniu na Terça-feira com o Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) onde iniciou as auscultações com parceiros sociais e instituições, com vista ao Plano e Orçamento para 2026.
No final da reunião, a parlamentar deu conta que o HSEIT teve por parte do Governo Regional um reforço orçamental para 2025 “que permitiu equilibrar as contas, o que na área da saúde é muito bom”. Além disso, as verbas de investimento previstas para aquele Hospital no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) satisfazem as necessidades.
A deputada Hélia Cardoso teve também, por parte do Conselho de Administração, de que o serviço de hemodinâmica irá avançar em 2026, o que “reforça a atractividade de outras especialidades, pois um Hospital com técnicas diferenciadas tem mais facilidades em atrair novos profissionais”.
Isto, o HSEIT também está a conseguir, já que tem idoneidade formativa em algumas especialidades e está a conseguir cativar profissionais para os cursos de internato, “havendo grande probabilidade destes profissionais ficarem na ilha Terceira”, referiu a deputada.
No entanto, admite, talvez seja necessário haver mais incentivos à fixação de médicos na Região, nomeadamente ao nível da habitação. Neste sentido, Hélia Cardoso considera que possam ser celebrados protocolos com as Câmaras Municipais da Região para ser possível oferecer melhores condições de acesso à habitação para os médicos que escolham a Região para exercer.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro reforça diálogo com a União Europeia em encontros de alto nível
Titulares do Cartão Interjovem com viagens aéreas interilhas a 21 euros durante o mês de Dezembro
Azorean International Film de 13 a 21 de Dezembro no Teatro Micaelense
Número de pensões aproxima-se das 50 mil e reforça peso social da velhice nos Açores
PJ assinala 80.º aniversário em Ponta Delgada com debate sobre drogas sintéticas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores