A Zona Militar dos Açores, através das suas Unidades e Órgãos, estão a realizar um conjunto de atividades na Região Autónoma dos Açores, alusivas ao Dia do Exército.
Assim, as Unidades e Órgãos da Zona Militar dos Açores Abertura abrem as portas à comunidade até ao próximo domingo, acrescendo, no sábado, a abertura gratuita do Museu Militar dos Açores. O Museu Militar dos Açores, situado no Forte de Brás, edifício histórico classificado de interesse público, permite percorrer um conjunto alargado de património móvel militar e apresenta uma reflexão sobre alguns dos acontecimentos marcantes da história militar portuguesa, como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais ou a “Guerra do Ultramar”.
Ao longo desta semana decorrem, também, palestras alusivas ao serviço militar nomeadamente sobre o Regime de Contrato/ Voluntário, Regime de Contrato Especial e Regime de Quadros Permanentes, nas escolas secundárias de São Miguel e da Terceira.
No próximo domingo, pelas 11h00, irá realizar-se na Igreja Catedral Sé de Angra do Heroísmo uma Missa de Ação de Graças e de Sufrágio..
O Dia do Exército tem como referência a celebração da tomada de Lisboa a 24 de outubro de 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército Português. Este ano, as comemorações do Dia do Exército de 2025 decorrem na Cidade da Viseu, até domingo, 26 de outubro.