Edit Template

Artur Lima defende investimento europeu em ciência de dados e cibersegurança

O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, presidiu, em Ponta Delgada, à sessão de encerramento da Conferência “Tech Trends 2025”, promovida pela MEO Empresas.
O Vice-Presidente do Governo começou por lembrar que os Açores integram a DETA, uma aliança internacional que reúne governos nacionais e regionais de todo o mundo para discutir e fazer avançar a desafios da adaptação de políticas públicas a tecnologias disruptivas e emergentes.
“A inteligência artificial está a transformar a nossa sociedade”, afirmou Artur Lima, acrescentando que esta realidade afecta de forma significativa a competitividade.
“Quem melhor dominar a inteligência artificial vai tirar mais proveitos e ser mais eficiente na sua acção”, sublinhou.
Para o Vice-Presidente do executivo, os desenvolvimentos geopolíticos e tecnológicos actuais levaram a União Europeia a apostar na sua segurança.
“A Europa estava adormecida. E agora acordou para o investimento em segurança”, realçou.
Artur Lima salientou que as áreas da segurança e da defesa “são complementares” e, por isso, “o investimento em segurança não pode limitar-se ao armamento”.
“A Europa pode e deve investir nestes sectores”, continuou. No entanto, “não pode comprometer as dimensões social e de coesão”, alertou.
O Vice-Presidente defendeu também que é necessário investir em domínios como a ciência de dados ou a cibersegurança.
“É por aí que passa o futuro da Europa”, enfatizou.
“A cibersegurança é hoje central para a segurança de todos nós. Está presente no nosso quotidiano ou na protecção de dados privados ou empresariais. Por isso, é fundamental assegurar o seu reforço, a protecção dos dados, e a fiabilidade de produtos”, disse o governante.
No encerramento, Artur Lima destacou a relevância tecnológica, social e política do evento, reforçando que “a tecnologia e a humanidade devem trilhar um caminho conjunto”.
O objectivo “é o desenvolvimento do ser humano, de forma que conserve o controlo sobre a máquina e, ao fazê-lo, consiga proteger a humanidade”, concluiu.
A Conferência “Tech Trends 2025” reuniu especialistas, partes interessadas e decisores políticos para discutir o futuro de sectores tecnológicos estratégicos, como a cibersegurança ou a inteligência artificial.

Edit Template
Notícias Recentes
Capa
Mónica Seidi destaca papel histórico da Irmandade da Nossa Senhora do Livramento
Prisão preventiva de suspeito de violência doméstica em Ponta Delgada
Jovens açorianos aprofundam conhecimentos sobre sistema judicial português no âmbito da Semana Europeia da Juventude
Franqueira Rodrigues defende Açores como sede permanente das operações marítimas atlânticas da UE
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores