Os preços dos combustíveis nos Açores vão aumentar no próximo Sábado, dia 1 de Novembro.
Conforme um despacho do Governo Regional, publicado ontem no Jornal Oficial, o preço da gasolina sem chumbo vai subir 2,3 cêntimos, passando para 1,619 euros/litro e o gasóleo irá aumentar 0,8 cêntimos, fixando-se em 1,436 euros por litro.
Definido noutro despacho, também o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas vai aumentar 8 cêntimos por litro. O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,065 euros por litro e o gasóleo colorido e marcado consumido na pesca passa a custar 875 euros por litro.
Quanto ao gás butano, irá encarecer 2,2 cêntimos/quilo em Novembro (+2,1 cêntimos se vendido a granel).
Assim, o gás butano vendido ao público, no estabelecimento do revendedor, em garrafas de 26 litros ou mais, passa a custar 1,674 euros por quilo e o vendido em garrafas de 24 litros, construídas em materiais leves (até oito quilos de vasilhame), 1,870 euros por quilo. O gás butano canalizado passa a custar 1,674 euros/quilo e o gás butano a granel 1,271 euros por quilo.
O executivo açoriano explica o ajustamento nos preços com as “recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.