Edit Template

José Manuel Bolieiro congratula-se com reforço da cooperação entre a República e as Regiões Autónomas

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou ontem, acompanhado pelo Presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, na reunião do Conselho de Ministros, presidida pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que teve lugar no Palacete de São Bento, em Lisboa.
Tratou-se de um momento inédito na história da democracia portuguesa, assinalando a primeira participação das Regiões Autónomas num Conselho de Ministros da República.
José Manuel Bolieiro sublinhou o carácter histórico e simbólico deste encontro, destacando a “importância do diálogo” institucional entre o Governo da República e os governos dos Açores e da Madeira. “Esta é uma ocasião marcante para a Autonomia e para a Democracia portuguesa. A presença dos Governos dos Açores e da Madeira no Conselho de Ministros traduz respeito, cooperação e maturidade política”, afirmou.
O líder do executivo açoriano procurou sensibilizar o Governo da República para as especificidades e desafios das Regiões Autónomas, sublinhando a necessidade de uma verdadeira convergência social e territorial.
“Os Açores são uma Região de necessidades, que precisa de apoio e solidariedade nacional, mas também uma Região de oportunidades. A nossa geografia, que por vezes é um desafio, é igualmente uma vantagem estratégica para Portugal e para a Europa, nos domínios marítimo e espacial”, realçou.
Entre as matérias tratadas, destacou-se o reforço das transferências do Orçamento do Estado para 2026, que inclui 150 milhões de euros no âmbito dos projectos PRR, e a possibilidade de autorização e consolidação de dívida, no que diz respeito à regularização de pagamentos em atraso, no montante de até 75 milhões de euros.
O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, considerou que esta reunião foi apenas “a primeira de muitas”, e anunciou que em 2026 terá lugar, nos Açores, a primeira cimeira entre o Governo da República e os Governos dos Açores e da Madeira.
Foi ainda anunciado, por Luís Montenegro, a criação de um grupo de trabalho conjunto para a revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, para levar ao Parlamento uma nova Lei das Finanças Regionais em 2026, com o objectivo de garantir previsibilidade, regularidade e suficiência financeira.
José Manuel Bolieiro manifestou confiança de que o processo resultará “numa proposta amplamente consensual”, baseada no trabalho técnico conduzido pelo professor Eduardo Paz Ferreira, a pedido do Governo dos Açores e subscrito pelo Governo da Madeira. “Esta é uma solução de motivação e de responsabilidade. Estou tão vigilante quanto confiante no trabalho que será desenvolvido”, concluiu o governante.
Este encontro inédito concretizou-se na sequência de uma proposta apresentada pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que defendeu a importância de um diálogo directo e estruturado entre o Governo da República e os Governos dos Açores e da Madeira.

Edit Template
Notícias Recentes
“Porque Hoje é Sábado” recebe Prémio AnimaPIX no festival de animação na ilha do Pico
Paris recebe apresentação do livro “Monumentos ao Emigrante”
“My Way”, novo livro de Natividade Ribeiro, lançado em Vila Franca do Campo
Açores marcaram presença na COP 30 no Brasil com instrumentos inovadores de acção climática
Na abertura da “Azores Meat Summit” Jorge Rita destaca importância da carne na economia regional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores