A Delegação dos Açores da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, promove, no próximo sábado, dia 8, o evento “(Des)igualdades de género: E quando há alguém com deficiência?”.
A decorrer na sede da associação, situada na Rua de Santa Catarina, 53A, a iniciativa pretende ser um espaço de escuta, partilha e construção colectiva de soluções.
De acordo com a organização, “Num país onde as desigualdades de género continuam a marcar o quotidiano de muitas mulheres, a realidade torna-se ainda mais complexa quando se soma a vivência da deficiência, em particular da deficiência visual. Este encontro pretende dar voz a quem vive essa dupla discriminação, valorizando experiências, promovendo o diálogo entre entidades e apontando caminhos para uma sociedade mais justa e acessível”, consta em comunicado.
Com um programa que reúne especialistas e representantes institucionais, o evento destaca temas como a evolução histórica da desigualdade de género, o papel das organizações feministas, e os desafios da empregabilidade para pessoas com deficiência visual.
Irão participar João Lourenço (online), Daniela Soares (CIPA Novo Dia), com a intervenção “Desigualdade de género: Do passado ao futuro”, Maria José Raposo, da UMAR Açores, que abordará a questão da “Luta das mulheres pela igualdade de género” e Vera Morais e Marta Pinheiro (online), da ACAPO, com o tema da “Empregabilidade das pessoas com deficiência visual”.
A sessão culminará num debate aberto, seguido de um almoço de confraternização entre os Associados.