Edit Template

CDS-PP Açores defende continuidade das políticas sociais e execução total dos fundos europeus

O Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores reafirmou o seu compromisso com a boa gestão dos recursos financeiros da União Europeia e com a defesa das políticas sociais que têm transformado a vida das famílias Açorianas.
O Deputado Pedro Pinto destacou que 2026 será um ano decisivo em que o Governo Regional, conforme esclareceu nas audições parlamentares do Plano e Orçamento, terá de executar cerca de 990 milhões de euros provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Programa Açores 2030.
Segundo o parlamentar, o cumprimento rigoroso das metas é essencial. “Se falharmos os prazos, o dinheiro volta para Bruxelas. Precisamos de esgotar os fundos para garantir o investimento e preservar a nossa credibilidade nas negociações do futuro quadro comunitário”, declarou.
Pedro Pinto sublinhou que o Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM mantém o foco nas pessoas e no equilíbrio entre responsabilidade financeira e protecção social. “Vamos cumprir o PRR sem colocar em causa aquilo que trouxe uma verdadeira revolução na vida das pessoas”, salientou.
Neste sentido, o Deputado destacou as principais bandeiras sociais do CDS-PP, que continuam a ser prioridade na acção governativa, como o COMPAMID, criado em 2008, que apoia os idosos na compra de medicamentos; o Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior, um incentivo aos estudantes que entram na universidade; Creches gratuitas para todas as famílias e valorização das Amas, com remunerações justas; e o Programa “Novos Idosos”, voltado para o envelhecimento activo e para o apoio a cuidadores informais, bem como a manutenção dos impostos mais baixos do país.
“Não temos alternativa senão executar todos os fundos europeus. Mas, paralelamente, vamos continuar a investir nas pessoas e nas famílias com medidas que fazem a diferença no seu dia-a-dia”, reforçou Pedro Pinto.
Com esta posição, o CDS-PP Açores demonstra o seu compromisso com uma gestão eficiente dos fundos europeus, a responsabilidade orçamental e a continuidade das políticas sociais a pensar sempre no bem de todos os Açorianos.

Edit Template
Notícias Recentes
Projecto de 26,4 milhões quer reduzir resíduos, fertilizantes e consumo de energia nos Açores
PS/Açores exige rápida implementação do fundo de rotas para garantir mais ligações aéreas e preços mais baixos
Chega propõe inclusão do Porto de Vila Nova no acordo de cooperação e defesa entre Portugal e os Estados Unidos
Detido casal suspeito do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Santa Clara
Câmara Municipal da Praia da Vitória requalifica pavimento do Pavilhão Desportivo da Casa da Ribeira
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores