Edit Template

Consulta pública define 88 zonas balneares nos Açores em 2026 e recupera Ilhéu de Vila Franca do Campo

Está em curso o procedimento de consulta pública relativo à identificação das águas balneares costeiras para o ano de 2026, abrangendo todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores. Para a próxima época balnear, é proposta a identificação de 88 águas balneares, mais uma do que em 2025, com a reentrada do Ilhéu de Vila Franca do Campo na lista proposta.
Esta consulta pública é promovida pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direcção Regional de Políticas Marítimas, e encontra-se disponível no Portal do Governo dos Açores, até ao dia 31 de Janeiro de 2026.
O procedimento de identificação das águas balneares tem como objectivo assegurar que, anualmente, são reconhecidas as zonas com qualidade adequada para a prática de banhos de mar, salvaguardando a saúde pública.
A consulta pública reforça a importância atribuída à informação e à participação do público, constituindo uma oportunidade para que cidadãos e entidades interessadas apresentem comentários e sugestões, nomeadamente no que respeita às condições de usufruto das águas balneares, à segurança dos banhistas e à sustentabilidade dos sistemas naturais.
Após a avaliação técnica de todos os contributos recebidos, a lista das águas balneares costeiras identificadas para 2026 será aprovada por portaria e publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, conjuntamente com a definição da duração da época balnear de cada zona.
O Governo dos Açores assegura a monitorização regular da qualidade das águas balneares, que inclui a recolha de amostras, a verificação da sua conformidade para a prática balnear e a definição das medidas a adoptar em caso de ocorrência de poluição microbiológica ou de outra natureza.

Edit Template
Notícias Recentes
Conflito entre irmãos termina em homicídio no concelho de Ponta Delgada
IRIS alerta para degradação do Museu do Trigo e apela à intervenção urgente da Câmara Municipal da Povoação
João Moniz volta ao Pico com concerto no Auditório da Madalena
Espectáculo “O Fado de Ulisses” acontece hoje no Jardim António Borges
Contratação de sociedade de advogados leva Chega a pedir fiscalização ao Tribunal de Contas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores