Edit Template

Associação de Escolas Profissionais elege novos órgãos sociais e reafirma compromisso com o futuro do ensino profissional

A Associação de Escolas Profissionais dos Açores (AEPA) concluiu o seu recente processo eleitoral para a eleição dos novos órgãos sociais, com a participação das entidades associadas representativas das escolas profissionais da Região Autónoma dos Açores.
Do ato eleitoral resultou a eleição da Lista A, que assume agora a responsabilidade de conduzir os destinos da AEPA no próximo mandato, num contexto marcado por profundas transformações económicas, sociais e tecnológicas.
Conforme nota à imprensa, a nova equipa dirigente “encara este mandato com um forte sentido de responsabilidade institucional, assumindo como prioridade o reforço da cooperação entre as escolas profissionais, a valorização do ensino profissional enquanto via estratégica de qualificação dos jovens e adultos, e a defesa dos interesses das entidades associadas junto das entidades regionais e nacionais competentes”.
Para a AEPA, o ensino profissional nos Açores enfrenta actualmente desafios estruturais relevantes, entre os quais destacam a necessidade de adequação da oferta formativa às dinâmicas do mercado de trabalho regional, em sectores estratégicos como o turismo, a economia do mar, a agricultura, a transição digital e a sustentabilidade ambiental; a fixação de jovens qualificados na Região, combatendo fenómenos de despovoamento e migração; a importância da estabilidade dos modelos de financiamento e da previsibilidade dos quadros de apoio às escolas profissionais; o reforço da articulação entre escolas, empresas e entidades públicas, potenciando percursos formativos mais integrados e com maior empregabilidade e a valorização dos profissionais do ensino e da formação, garantindo condições adequadas para o exercício da sua missão educativa.
Neste contexto, os novos órgãos sociais da AEPA pretendem desenvolver uma actuação assente no diálogo institucional, na concertação de posições comuns e na intervenção activa nos processos de definição de políticas públicas para o ensino profissional, contribuindo para soluções sustentáveis e ajustadas à realidade açoriana.
Entre os órgãos sociais eleitos da AEPA estão: João Paulo Melo Dâmaso Moniz , Presidente efectivo da Direcção, sendo suplente Paula Cristina Melo Teodoro (A Ponte Norte Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, CIPRL (Escola Profissional da Ribeira Grande)
Secretário.
Para a mesa da assembleia-geral foi eleito presidente efectiva Paula Cristina Furtado Stone
Sendo suplente Manuel António Pacheco Resendes (Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada – Escola Profissional.
O conselho fiscal tem como presidente efectivo João Alberto Ávila de Lima e como suplente Sara Beatriz de Medeiros Almeida Carneiro (ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores).

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral enaltece dimensão social e desportiva do I Torneio de Futsalde Ponta Delgada
Colóquio “Sombra-Luz” dedicado à vida e obra de Lourdes Castro acontece na UAC
Sofia Fonseca, atleta do CAFBPD, conquista quatro títulos nacionaise estabelece dois recordes nacionais
Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas promove a nova criação da “Escola dos Labirintos”, dos OSSO Coletivo
PS/Açores exige pagamentos atempados dos apoios à vinha e respeito pelos produtores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores