Edit Template

Último concerto do Ciclo do Órgão decorreu na Igreja do Colégio, em Angra

O terceiro e último concerto do Ciclo do Órgão do Ano Santo teve lugar no dia 27 de Dezembro, às 21h00, na Igreja do Colégio, em Angra do Heroísmo, encerrando a iniciativa promovida pelo Grupo Coordenador do Jubileu que, ao longo do ano, procurou valorizar e projectar os órgãos históricos dos Açores, notícia o sítio Igreja Açores. Este ciclo teve ainda como propósito criar oportunidades para que jovens organistas açorianos se apresentassem em público e desenvolvessem experiência artística em contexto litúrgico e cultural, acompanhando os diferentes tempos do ano litúrgico.
A organista convidada para este concerto final foi a jovem micaelense Rute Matias Ponte, natural de Ponta Delgada, nascida em 2005. Iniciou os seus estudos de órgão no Conservatório Regional de Ponta Delgada com Isabel Albergaria, tendo concluído posteriormente a sua formação com Mónica Reis no ano lectivo de 2022/2023. Ao longo do seu percurso académico, participou em várias masterclasses e workshops com destacados organistas, como Inês Machado, Enrico Viccardi, João Santos, André Ferreira, Diogo Pombo, Javier Artigas, Nuno Almeida, Matteo Imbruno e Szymon Jakubowski. Realizou também estágios de coro, orquestra, composição e música contemporânea sob orientação de maestros e formadores como Javier Castro, Maurizio Lomartire, José Eduardo Gomes, elementos da Associação Interferência e Ana Paula Andrade.
À data, Rute Ponte frequenta o Conservatório Superior de Música de Castilla y León, onde estudava simultaneamente Órgão, com a professora Saskia Roures, e Musicologia. Mantém uma intensa actividade artística, marcada por participações em projectos de órgão, orquestra e música de câmara, com destaque para o trabalho com o grupo Zero Dinámicas. Entre as suas apresentações mais recentes contam-se Pedro e o Lobo para quatro mãos e dois pés, o concerto dedicado a compositoras Ellas, o Passeio pelos Órgãos da Catedral de Salamanca e a sua actuação como organista na tournée de O Messias, de Handel, com a Orquestra e Coro Evangélicos de Espanha.
O concerto abriu o momento celebrativo do encerramento do Ano Santo em todas as dioceses do mundo, que terminou no Domingo, dia 28 de Dezembro, dia da Sagrada Família.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral enaltece dimensão social e desportiva do I Torneio de Futsalde Ponta Delgada
Colóquio “Sombra-Luz” dedicado à vida e obra de Lourdes Castro acontece na UAC
Sofia Fonseca, atleta do CAFBPD, conquista quatro títulos nacionaise estabelece dois recordes nacionais
Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas promove a nova criação da “Escola dos Labirintos”, dos OSSO Coletivo
PS/Açores exige pagamentos atempados dos apoios à vinha e respeito pelos produtores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores