Ponta Delgada dará início oficial ao seu ano como Capital Portuguesa da Cultura no próximo dia 29 de Janeiro de 2026, no Coliseu Micaelense.
O arranque da PDL26 será assinalado com o espectáculo “Deixa Passar a Vida”, com direcção artística de António Pedro Lopes, profissional com um percurso nas áreas da direcção artística, programação cultural, consultoria e estratégia criativa, tendo encabeçado a candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura. Serão realizadas duas sessões, a primeira, de carácter institucional, terá lugar às 11h, sendo dirigida a convidados e ao público escolar. A segunda sessão realizar-se-á às 19h, num momento de celebração cultural aberto a toda a comunidade, assinalando simbolicamente o início de Ponta Delgada – Capital Portuguesa da Cultura.
Inspirado no poema “Ode à Paz”, de Natália Correia, a apresentação foi concebida para proporcionar ao espectador uma verdadeira imersão cultural, convocando os sentidos e criando um espaço de escuta, emoção e presença. A proposta artística convida cada espectador a sentir e interpretar a palavra poética, permitindo que cada verso seja vivido de forma íntima e colectiva, num exercício de partilha sensível entre texto, corpo, som e imagem. A obra afirma-se, assim, como uma celebração poética da vida, da memória e da esperança, propondo uma reflexão sobre o presente e sobre a criação artística enquanto lugar de construção colectiva de futuros possíveis, em diálogo com os valores que orientam Ponta Delgada enquanto Capital Portuguesa da Cultura.
O acesso ao espectáculo será gratuito, mediante levantamento prévio de bilhetes, que estarão disponíveis em breve na bilheteira do Coliseu Micaelense.
Dois dias antes, a 27 de Janeiro, será realizada uma apresentação pública dos projectos âncora da PDL26, da programação do primeiro trimestre de 2026 e dos principais eixos do espectáculo de abertura “Deixa Passar a Vida”. Terá lugar no Coliseu Micaelense, pelas 11h00.
