Edit Template

Sul-coreana INNOSPACE escolhe Santa Maria como base de lançamentos espaciais na Europa

O Atlantic Spaceport Consortium (ASC), empresa que opera o porto espacial da ilha de Santa Maria, foi selecionado pela INNOSPACE como seu parceiro europeu de lançamento.
O contrato plurianual de serviços de lançamento garante à INNOSPACE o acesso prioritário a uma plataforma de lançamento e permite que a sua série de veículos de lançamento HANBIT seja lançada para órbita a partir dos Açores nos próximos anos.
A empresa sul-coreana desenvolveu uma família de veículos de lançamento híbridos, com propelentes seguros e ambientalmente limpos, denominada HANBIT, com capacidades de carga útil que variam entre os 90 kg e os 1300 kg, permitindo um acesso regular e económico ao espaço a partir de todos os continentes. Com acordos já assinados para a acesso a portos espaciais no Brasil e na Austrália, adicionando Portugal entre os seus locais de lançamento preferenciais, a INNOSPACE está agora apta a operar os seus veículos a nível global.
“É uma honra para nós termos sido escolhidos pela INNOSPACE como o seu parceiro europeu para o porto espacial. Este contrato está alinhado com a visão do ASC para um porto espacial aberto, e estamos gratos à INNOSPACE pela confiança depositada em nós”, afirmou Bruno Carvalho, Diretor do Atlantic Spaceport Consortium, em comunicado, ao que acrescenta que “o porto espacial de Malbusca prosperará nos próximos anos e a INNOSPACE irá certamente liderar o caminho para a órbita a partir de Santa Maria. Trabalharemos arduamente para receber a INNOSPACE e garantir que as suas operações decorram com naturalidade, de forma segura e eficiente.”
Por sua vez, afirmou Soojong Kim, fundador da INNOSPACE afirma que “Este acordo representa um marco significativo para a INNOSPACE, uma vez que estabelece o nosso primeiro local de lançamento na Europa, após o Brasil e a Austrália, expandindo a nossa rede global de lançamentos para a região europeia”. O também CEO da INNOSPACE diz ainda que “ao ligar locais de lançamento na América do Sul, Oceânia e Europa, construímos uma estrutura global de operações de lançamento que permite aos clientes selecionar, de forma flexível, locais de lançamento e trajetórias orbitais adaptadas aos requisitos das suas missões.”
Também citado no mesmo comunicado, Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa destaca que “A decisão da INNOSPACE de lançar a partir de Santa Maria é um forte sinal de confiança internacional nas ambições espaciais de Portugal. Este acordo ajuda a acelerar o caminho para serviços de lançamento orbital seguros, sustentáveis e regulamentados a partir dos Açores, criando oportunidades para atividades de elevado valor na região”.
Recorde-se que em agosto de 2025, Portugal concedeu a primeira licença do país para operar um centro de lançamento, autorizando o Atlantic Spaceport Consortium a operar o Centro de Lançamento de Malbusca, na ilha de Santa Maria.
O contrato agora assinado entre a INNOSPACE e o Atlantic Spaceport Consortium tem vigência até 2030 e prevê um primeiro voo orbital, a partir de Santa Maria, no final de 2026 e lançamentos orbitais regulares da família de foguetões HANBIT, nos anos seguintes.

Edit Template
Notícias Recentes
Centro de Formação Artística da Câmara Municipal da Madalena dá palco ao talento em recitais de classes
Padre Júlio Rocha nas Conversas na Sacristia a 18 de Junho
Amigos dos Açores reforçam valorização ambiental em visita de estudo a São Jorge
Prisão preventiva para suspeito por diversos crimes na Ribeira Grande
José Manuel Bolieiro destaca investimento que aumenta em 31% a capacidade de cuidados continuados em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores