O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu ontem um novo aviso para o agravamento do tempo no arquipélago dos Açores.
A depressão Leonardo, ontem nomeada pelo IPMA – Delegação Regional dos Açores, deverá começar a afectar o arquipélago a partir de Quarta feira, 4 de Fevereiro, provocando vento muito forte e agitação marítima significativa em todos os grupos.
De acordo com a informação meteorológica, às 12:00 UTC de Quarta feira a depressão deverá encontrar-se centrada em 49ºN 26ºW, cerca de 1100 quilómetros a norte do Corvo, com uma pressão mínima de 970 hPa.
O IPMA prevê um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h nos Grupos Ocidental e Central e os 100 km/h no Grupo Oriental.
A agitação marítima deverá também intensificar-se, com ondas que poderão atingir os 10 metros de altura significativa no Grupo Ocidental, podendo a onda máxima chegar aos 19 metros. No Grupo Central são esperadas ondas até 9 metros e no Grupo Oriental até 8 metros.
Devido a esta situação foram emitidos avisos, sendo os mais gravosos o aviso vermelho de agitação marítima para o Grupo Ocidental e laranja de vento para os Grupos Ocidental e Central.
O Grupo Oriental vai estar sob aviso laranja para agitação marítima entre 21:00 de Quarta-feira e as 03:00 de Quinta-feira e sob aviso amarelo para o vento entre as 12:00 de Quarta-feira e as 06:00 de Quinta-feira.
