Edit Template

PS/Açores alerta para impacto do aumento dos combustíveis na economia e defende medidas urgentes do Governo Regional

O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, alertou ontem para o impacto do aumento do preço dos combustíveis na economia regional, defendendo a adopção urgente de medidas por parte do Governo Regional para proteger empresas e famílias açorianas.
A posição foi assumida nas Lajes do Pico, no âmbito das Jornadas Parlamentares do GPPS/Açores, durante uma visita à empresa de whale watching Espaço Talassa, onde o líder parlamentar socialista sublinhou que sectores dependentes do mar e da mobilidade sentem de forma particularmente intensa o aumento dos custos energéticos.
“Há a necessidade de haver uma acção rápida e imediata por parte do Governo Regional para amenizar, nas empresas e nas famílias dos Açores, o impacto do aumento do preço dos combustíveis”, afirmou Berto Messias, salientando que esta realidade já é visível no quotidiano dos Açorianos e no funcionamento das empresas.
Segundo o parlamentar, actividades como o whale watching demonstram bem esta realidade, uma vez que o combustível representa uma parte significativa dos custos de operação. “Isso verifica-se nesta empresa, onde os combustíveis têm um peso muito significativo, mas também no abastecimento dos carros dos nossos cidadãos e na actividade de muitas empresas”, referiu.
Berto Messias recordou ainda que o Governo da República já admitiu avançar com medidas caso o aumento dos combustíveis ultrapasse determinados valores, cenário que, segundo frisou, “já está a acontecer”, defendendo que o Governo Regional deve agir com rapidez para minimizar os impactos na Região.
O Presidente do GPPS/Açores alertou também para sinais de abrandamento em vários sectores da economia, destacando o turismo como um exemplo. “Temos vários sectores num claro abrandamento e aquilo que nos parece é que o Governo Regional está numa espécie de negação. Por um lado, diz-se que nunca se esteve tão bem na economia açoriana, mas todos os dias ouvimos empresários em dificuldades”, afirmou.
Para o líder parlamentar socialista, é fundamental que o Governo Regional abandone esta postura e avance com respostas concretas. “Tem de acabar esta perspectiva de negação e esta contradição permanente. O que se exige agora é proactividade e medidas que permitam apoiar as empresas e proteger as famílias açorianas perante esta situação.
Berto Messias alertou ainda para os sinais preocupantes que começam a surgir na evolução recente do sector do turismo na Região, evidenciando a falta de estratégia num dos principais motores da economia açoriana. Os dados mais recentes apontam para vários meses consecutivos de descida nas dormidas turísticas na Região, uma tendência que já está a gerar apreensão entre empresários e associações representativas do sector.
“Os empresários estão a pedir estratégia, planeamento e coordenação. O que vemos é um Governo sem rumo claro para o turismo, num momento em que era fundamental antecipar problemas e garantir estabilidade ao sector”, concluiu o líder parlamentar.

Edit Template
Notícias Recentes
Nuno Sousa, ordenado Sacerdote em 2020, é actualmente o Pároco da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação na Vila de Capelas
Governo promove IV Fórum das Migrações no Corvo e nas Flores
Paulo do Nascimento Cabral reúne com a Cônsul dos Estados Unidos nos Açores
Tríduo Pascal e Missa de Páscoa marcam o ponto alto do ano litúrgico cristão
Biblioteca Municipal Daniel de Sá acolhe Feira do Livro Usado e apresenta cartaz de actividades em Abril
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores