A Delegação Regional dos Açores da APMGF (Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar) cumpriu um sonho de décadas, ao inaugurar na véspera do Dia Mundial do Médico de Família 2026, que se assinalou na passda terça-feira e no dia de arranque das 23ªs Jornadas de MGF dos Açores a sua sede regional em Ponta Delgada, com a presença de vários dos colegas que trabalham no arquipélago e que muito têm contribuído para o desenvolvimento da Associação nos Açores e para o progresso da especialidade nas nove ilhas, assim como com representantes dos órgãos nacionais da APMGF.
Este espaço torna-se assim um ponto de confluência para os colegas dos Açores, no qual se poderão reunir, trocar ideias, realizar formações e alinhar estratégias que possam beneficiar a prática da Medicina Familiar, a qualidade da prestação de cuidados aos utentes e a consolidação de conhecimento cientifico.
Nesta ocasião marcante, o presidente da APMGF, Nuno Jacinto, garantiu ser este “um dia de festa e alegria para a Associação e para todos médicos de família, para mais porque se concretiza na véspera do Dia Mundial do Médico de Família. Trata-se de um projeto antigo da Delegação Regional da APMGF nos Açores, que não foi sempre fácil e se revelou trabalhoso, com diversos avanços e recuos. Mas até por isto se torna muito satisfatório ver hoje esta sede regional pronta, que gostaria que seja no futuro um ponto de encontro e de amizade, de vida associativa. De facto, estes espaços são muito importantes para as nossas delegações e para os médicos de família, a nível local”.
