Edit Template

Novo Centro de Saúde da Ribeira Grande terá três enfermarias e Unidade Básica de Urgência

O novo Centro de Saúde da Ribeira Grande tem uma estimativa indicativa de custo de 25,03 milhões de euros, deverá ocupar uma área bruta de 8.672 metros quadrados e está previsto para servir uma população de 31.414 pessoas, segundo o programa preliminar remetido pelo Governo Regional à Assembleia Legislativa dos Açores em resposta a um requerimento do Partido Socialista (PS). Apesar destes dados, o executivo admite que ainda não é possível apresentar uma calendarização detalhada para a concepção, construção e entrada em funcionamento da nova unidade.
A resposta do Governo surge na sequência de um requerimento do Grupo Parlamentar do Partido Socialista sobre o atraso do novo Centro de Saúde da Ribeira Grande, recordando que a construção tinha sido anunciada a 17 de Novembro de 2023 pelo Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, com um investimento então previsto superior a 20 milhões de euros.
O PS assinalava ainda que o contrato-promessa de aquisição do terreno tinha sido celebrado a 4 de Julho de 2024 e que a compra apenas ficou concluída a 21 de Agosto de 2025, através de escritura pública.
Na resposta enviada ao parlamento, datada de 30 de Maio de 2026, o Governo afirma que a actual estrutura física “funciona em instalações que não foram concebidas para este fim”, criando “inúmeras limitações” à actividade assistencial diária, e acrescenta que, durante cerca de 20 anos, o Centro de Saúde da Ribeira Grande não sofreu qualquer obra de requalificação de fundo. O executivo sustenta que assumiu como prioridade a construção de um edifício de raiz e que, para esse efeito, escolheu e adquiriu um terreno com cerca de 35.680 metros quadrados, localizado na Rua dos Bombeiros Voluntários.
O programa preliminar, elaborado pela Direcção Regional da Saúde e datado de 8 de Setembro de 2025, prevê que a nova unidade siga a linha do edifício da Unidade de Saúde da Lagoa ou do Centro de Saúde da Graciosa, com a preocupação de garantir “excelência” na prestação de cuidados de saúde e menores custos de manutenção. O terreno indicado para a obra tem frente de estrada de 285 metros.
O futuro Centro de Saúde da Ribeira Grande deverá incluir ambulatório, com gabinetes de consulta médica e de enfermagem, medicina dentária, saúde materna e planeamento familiar; uma Unidade Básica de Urgência, com sala de emergência e reanimação, sala de pequena cirurgia e áreas de observação para adultos e crianças; cirurgia de ambulatório, com sala de pequena cirurgia e área de recobro; internamento, com três enfermarias, integrando quartos triplos, individuais e de isolamento; e meios complementares de diagnóstico, incluindo cardiologia, pneumologia, tomografia axial computorizada, radiologia e ecografia. Estão ainda previstas fisioterapia, laboratório, base para a Viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV), apoio integrado domiciliário, áreas técnicas, administrativas e de formação.
A estimativa financeira constante do programa preliminar aponta para um investimento total de 25.031.814 euros. Este valor resulta de um subtotal de 21.579.150 euros, acrescido de 3.452.664 euros de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).
A maior parcela corresponde ao edifício principal, com 8.086 metros quadrados de área bruta e custo estimado de 19.406.400 euros, calculado a 2.400 euros por metro quadrado. O anexo está estimado em 879.000 euros, com 586 metros quadrados e preço unitário de 1.500 euros por metro quadrado. Os arranjos exteriores estão avaliados em 1.293.750 euros, correspondentes a 8.625 metros quadrados, a 150 euros por metro quadrado.
O documento prevê ainda 300 lugares de estacionamento: 80 para pessoal, numa área de 2.300 metros quadrados, e 220 para utentes, numa área de 6.325 metros quadrados. A área bruta de implantação soma 8.672 metros quadrados, repartidos entre 8.086 metros quadrados do edifício principal e 586 metros quadrados do anexo.
Apesar da estimativa inscrita no programa preliminar, o Governo Regional refere, na resposta parlamentar, que o valor-base do procedimento concursal ainda está “em curso de determinação” e deverá abranger as componentes de projecto, construção e arranjos exteriores. O executivo adianta que o investimento será financiado por fundos comunitários, enquadrados no Programa Operacional Açores 2030.
Quanto aos prazos, o programa preliminar indica 10 meses para a elaboração do projecto e 24 meses para a execução da obra. No entanto, quando questionado pelo PS sobre a data prevista para a conclusão do projeto de arquitectura e de execução, o Governo limita-se a responder que o procedimento de concurso a lançar será para a concepção e construção do Centro de Saúde. Sobre a calendarização detalhada da concepção, construção e entrada em funcionamento, o executivo afirma que “não é possível, nesta fase, indicar” esse calendário.
No requerimento, o PS tinha criticado a ausência de informações claras sobre o programa funcional, o cronograma das fases de projecto e execução, o financiamento e os prazos, considerando que essa falta de informação compromete a transparência e a confiança da população na concretização de investimentos públicos. Os socialistas sustentam ainda que a população da Ribeira Grande e os profissionais de saúde continuam dependentes de instalações actuais insuficientes.

Edit Template
Notícias Recentes
Director-geral da Autoridade Marítima aponta Açores como ponto-chave nas rotas atlânticas
Santa Clara convoca accionistas para decidir transformação de suprimentos em prestações assessórias de capital
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida no concelho da Ribeira Grande
Ordem dos Enfermeiros defende vigilância da gravidez de baixo risco assegurada por enfermeiros especialistas
Lagoa apresenta plano municipal para a infância e assinala Dia Internacional do Brincar com seminário dedicado à aprendizagem
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores