O Município de Lagoa (Algarve) promoveu um intercâmbio de deputados jovens municipais entre Lagoa (Algarve) e Lagoa (Açores), através de uma iniciativa integrada na V edição da Festa da Juventude e desenvolvida com a mediação da DYPALL Network.
O evento, realizado no âmbito da geminação entre os dois municípios, teve como principal objectivo “reforçar a cooperação entre territórios e incentivar a participação activa dos jovens na construção das políticas públicas locais, promovendo o diálogo, a partilha de experiências e a reflexão sobre os desafios que se colocam às novas gerações”, assinala nota da Câmara de Lagoa (Algarve).
Segundo a mesma fonte, o programa contou com uma sessão de abertura que reuniu o presidente da Assembleia Municipal de Lagoa (Algarve), José Águas da Cruz, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa (Açores), Frederico Sousa, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa (Algarve), Ruben Palma.
Seguiu-se um espaço de reflexão e debate sob o mote “Juventude Além-Mar: o que falta fazer nas políticas para a juventude?”, onde os jovens apresentaram contributos sobre diferentes áreas estratégicas para o futuro dos seus concelhos.
Deste processo resultou o manifesto Democracia Jovem, documento assinado pela vereadora da Juventude do Município de Lagoa (Algarve) e pelo presidente da Câmara Municipal de Lagoa (Açores).
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Ruben Palma, “este intercâmbio representa uma oportunidade única para aproximar os jovens da vida pública e da tomada de decisão, promovendo o diálogo, a partilha de experiências e a construção conjunta de soluções para os desafios que enfrentam nos seus territórios”.
Entre as propostas apresentadas pelos jovens destacam-se a criação de mais oportunidades de contacto com o mundo do trabalho, o reforço das respostas na área da saúde mental, a promoção da literacia digital e do combate à desinformação, a dinamização de espaços de encontro e convívio e o incentivo à participação activa na vida pública local, informa a Câmara algarvia.
No mesmo dia, ambos os municípios foram distinguidos com o certificado e a bandeira de Município Amigo da Juventude, atribuídos no âmbito do VI Encontro Nacional da Rede de Municípios Amigos da Juventude, realizado em Castro Daire.
