Edit Template

Governo limita descargas de atum para ajustar pesca à capacidade dos entrepostos e da indústria

O Governo Regional dos Açores estabeleceu novas restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum bonito, ao atum voador e ao atum albacora, limitando as quantidades máximas desembarcadas e a periodicidade das descargas nos entrepostos frigoríficos de Vila do Porto, Ponta Delgada, Madalena e Horta, geridos pela Lotaçor — Serviço de Lotas dos Açores, S. A.
A medida consta da Portaria n.º 60/2026, publicada ontem em Jornal Oficial, que entra hoje em vigor.
Segundo a portaria, o objectivo é adaptar as descargas à capacidade de congelação disponível nos entrepostos frigoríficos da Região, bem como à capacidade de recepção de matéria-prima e de laboração diária da indústria conserveira. O Governo justifica a intervenção com a necessidade de evitar perdas de qualidade nas descargas e de assegurar uma melhor articulação entre a capacidade de captura da frota, a capacidade instalada em terra e as necessidades de processamento e conservação do pescado.
As restrições aplicam-se às embarcações que desembarquem atum bonito, atum voador e atum albacora nos entrepostos da Lotaçor e variam consoante a taxa de ocupação dos entrepostos frigoríficos seja inferior a 80% ou igual ou superior a 80%.
Quando a ocupação de cada entreposto for inferior a 80%, o desembarque fica limitado a uma descarga por cada período de 48 horas. Nessa situação, as embarcações com comprimento de fora-a-fora (CFF) igual ou superior a 25 metros podem desembarcar até 40 toneladas; as de CFF inferior a 25 metros e igual ou superior a 20 metros até 30 toneladas; as de CFF inferior a 20 metros e igual ou superior a 14 metros até 20 toneladas; as de CFF inferior a 14 metros e igual ou superior a 12 metros até 15 toneladas; as de CFF inferior a 12 metros e igual ou superior a 10 metros até 10 toneladas; e as de CFF inferior a 10 metros até cinco toneladas. Para embarcações de boca aberta, independentemente do CFF, o limite é de 1,5 toneladas.
Nos casos em que a ocupação dos entrepostos de Vila do Porto, Ponta Delgada, Madalena e Horta seja igual ou superior a 80%, mantêm-se as mesmas regras de periodicidade, com um desembarque por cada período de 48 horas, mas as quantidades máximas são reduzidas. As embarcações com CFF igual ou superior a 25 metros ficam limitadas a 16 toneladas; as de CFF inferior a 25 metros e igual ou superior a 20 metros a 12 toneladas; as de CFF inferior a 20 metros e igual ou superior a 14 metros a oito toneladas; as de CFF inferior a 14 metros e igual ou superior a 12 metros a seis toneladas; as de CFF inferior a 12 metros e igual ou superior a 10 metros a quatro toneladas; e as de CFF inferior a 10 metros a duas toneladas. Para embarcações de boca aberta, o limite passa a ser de uma tonelada.
O diploma admite uma tolerância de 5% em peso relativamente aos limites de desembarque definidos. Cabe à Lotaçor comunicar ao departamento do Governo Regional com competência em matéria de pescas as taxas de ocupação dos entrepostos frigoríficos abrangidos.
A aplicação das restrições mais apertadas, previstas para situações em que a ocupação dos entrepostos seja igual ou superior a 80%, será determinada por despacho do membro do Governo Regional responsável pelas pescas, em função da taxa de ocupação de cada entreposto frigorífico.
A portaria salvaguarda, contudo, que estas medidas não se aplicam aos desembarques de pescado provenientes de embarcações que, à data da entrada em vigor desse despacho, já estejam a aguardar oportunidade de descarga nos portos da Região Autónoma dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Variante às Capelas tem 184 processos de expropriação ainda pendentes em tribunal
Análise genética confirma captura acidental de raro tubarão-tigre-da-areia em São Miguel
PEPAC mantém financiamento integral da florestação e aumenta apoios a outros investimentos florestais
Música ao pôr-do-sol na Ermida de Nossa Senhora dos Remédios
Indicador da actividade económica dos Açores cresce 0,5% em Maio, mas volta a desacelerar
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores