Edit Template

CCIPD defende reforço do orçamento anual da Visit Azores

A Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada – Associação Empresarial das Ilhas de São Miguel e Santa Maria (CCIPD) defendeu, em comunicado, uma mudança de escala na promoção turística dos Açores, propondo que o orçamento anual da Visit Azores “passe a ter como referência um valor anual não inferior a 15 milhões de euros, integrado numa estratégia plurianual para o período 2027-2029.”
Segundo a associação, esta posição consta “do contributo apresentado pela CCIPD para a preparação do Plano de Actividades e Orçamento da Visit Azores para 2027.” Para a Câmara de Comércio, o orçamento de cerca de “8 milhões de euros aprovado para 2026 é insuficiente, pior ainda quando só é executado cerca de metade e mal gasto como em 2025, face aos actuais desafios do turismo regional, nomeadamente a redução da capacidade aérea, a necessidade de recuperação da procura, o combate à sazonalidade e a crescente concorrência internacional entre destinos.”
Do orçamento proposto, a CCIPD considera que deverão ser destinados “pelo menos 7 milhões de euros por ano a campanhas de marketing e promoção do Destino Açores, com execução desde o início de Janeiro de 2027”, defendendo que a prioridade deverá estar “nos mercados com maior potencial de desenvolvimento, sobretudo durante o Inverno, incluindo para além do mercado Nacional, os mercados com ligações directas, como os Estados Unidos e o Canadá, mas também mercados europeus como a Alemanha, Suíça, Áustria, França, Espanha, Países Baixos e Itália, que apesar de não terem ligações directas são bem servidos pela transportadora aérea nacional”. A CCIPD salienta ainda que a estratégia deverá “ainda contemplar uma aposta gradual em mercados emergentes, nomeadamente Brasil e México.”
A CCIPD considera igualmente fundamental que seja criado um verdadeiro Plano Plurianual de Captação e Desenvolvimento de Rotas 2027-2029, “acompanhado por uma dotação financeira autónoma para a manutenção, consolidação e captação de operações aéreas”, visto que a estratégia não deverá “limitar-se à criação de novas rotas, devendo também procurar consolidar as ligações existentes e prolongar operações para períodos cada vez mais alargados do ano, contribuindo para a redução da sazonalidade turística”, ressaltou.
Outro eixo considerado prioritário para a associação é o reforço da presença permanente dos Açores nos principais mercados emissores, uma vez que “entende que deverão ser avaliados modelos de representação específica do Destino Açores que, em complemento com o trabalho desenvolvido pelo Turismo de Portugal, permitam assegurar uma actuação contínua junto de operadores turísticos, agentes de viagens, meios de comunicação e companhias aéreas, bem como apoiar a execução de campanhas e o desenvolvimento das acessibilidades.”
Para a CCIPD, o aumento dos recursos financeiros terá de ser acompanhado “por uma capacidade efectiva de execução, devendo o Plano estabelecer como objectivo uma taxa de execução orçamental de 100%, com acompanhamento regular dos resultados”, uma vez que a “promoção turística e os investimentos nas acessibilidades exigem planeamento e contratação antecipada, de forma a garantir que as verbas são aplicadas nos períodos em que podem produzir maior impacto.”
Embora represente directamente as ilhas de São Miguel e Santa Maria, a CCIPD sublinha que este reforço do investimento “deverá beneficiar o arquipélago dos Açores, valorizando a diversidade da região e contribuindo para uma melhor distribuição temporal dos fluxos turísticos, como forma de combater a sazonalidade.”
“A CCIPD considera que 2027 deverá marcar o início de uma estratégia turística plurianual, financeiramente estável e previsível, orientada para os mercados emissores com potencial de crescimento e estreitamente articulada com uma política activa de desenvolvimento das acessibilidades aéreas, assumindo a promoção turística como um instrumento essencial para recuperar procura, reforçar a competitividade do destino e assegurar a sustentabilidade das empresas e do emprego ligados ao sector”, finalizou o comunicado.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal da Ribeira Grande já tem propostas para requalificação do Jardim Paraíso
Marcelo Rebelo de Sousa, convidado de honra à 40ª edição das Grandes Festas
PSD defende criação de novo Programa Municipal de Investimento na Praia da Vitória
Bloco de Esquerda questiona Governo e Autarquia sobre encerramento do Jardim de Infância do Teatro Novo, nas Capelas
Abertas candidaturas ao programa Jovens Digitais para apoiar aquisição de equipamento e serviços informáticos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores