Edit Template

Governo investe mais de 1,3 milhões de euros na requalificação de caminhos agrícolas em São Miguel, Pico e Terceira

A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através da IROA, S.A., vai avançar com três empreitadas de beneficiação de caminhos agrícolas nas ilhas de São Miguel, Pico e Terceira, num investimento global de 1.307.500,00 euros, acrescido de IVA.
As intervenções abrangem o Caminho do PECA (São Miguel), o Caminho do Carregadouro (Pico) e a Canada dos Tinchais (Terceira), tendo como objectivo melhorar as condições de acessibilidade, circulação e segurança.
Este é mais um passo estruturante na valorização das infra-estruturas regionais e no reforço das condições operacionais das explorações agrícolas.
No conjunto das três empreitadas, que foram candidatadas ao primeiro aviso PEPAC (n.º PEPAC-E51-002) com financiamento assegurado pelo FEADER, está prevista a pavimentação de cerca de cinco quilómetros de vias, abrangendo uma área total de intervenção de aproximadamente 24.750 metros quadrados através da aplicação de camadas de desgaste em betuminoso ou betão.
O processo avança a bom ritmo, encontrando-se duas das empreitadas já contratualizadas e a terceira em fase de adjudicação.
As obras contemplam especificidades e valências adaptadas a cada ilha.
Na Terceira, a intervenção de pavimentação na Canada dos Tinchais complementa a instalação do sistema de distribuição de água às explorações agrícolas, realizada ao abrigo de um protocolo com o Fundo Ambiental.
Já no Pico, a beneficiação do Caminho do Carregadouro, localizado no Perímetro de Ordenamento Agrário da Madalena, resulta de uma acção conjunta entre o IROA, S.A. E a Direcção Regional de Recursos Florestais e Ordenamento Territorial (DRRFOT).
Esta obra contempla a pavimentação de 1.39 quilómetros, numa área de 6.250 metros quadrados, com a aplicação de uma camada de desgaste em betuminoso de cinco centímetros de espessura.
O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura sublinha que “a concretização destes investimentos demonstra a capacidade de transformar o planeamento em obra e de responder, de forma concreta, às necessidades dos agricultores e dos territórios rurais”.
O governante destaca que o executivo está a investir firmemente na segurança e na valorização das infra-estruturas que servem directamente quem trabalha a terra, assumindo, através da execução destas empreitadas, “um compromisso efectivo com os agricultores e com o desenvolvimento da agricultura nos Açores”.
“Cada caminho agrícola requalificado significa melhores condições para a actividade agrícola, maior eficiência na circulação e uma valorização do território. É através da concretização destes investimentos, ilha a ilha, que continuamos a fortalecer as bases para uma agricultura mais competitiva, sustentável e preparada para o futuro”, finaliza António Ventura.
Mais do que uma simples intervenção na rede viária, esta estratégia prosseguida pelo IROA, S.A. Facilita a circulação de equipamentos, apoia o desenvolvimento local e consolida a premissa de que investir em caminhos é investir no futuro do sector primário da Região.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal da Ribeira Grande já tem propostas para requalificação do Jardim Paraíso
Marcelo Rebelo de Sousa, convidado de honra à 40ª edição das Grandes Festas
PSD defende criação de novo Programa Municipal de Investimento na Praia da Vitória
Bloco de Esquerda questiona Governo e Autarquia sobre encerramento do Jardim de Infância do Teatro Novo, nas Capelas
Abertas candidaturas ao programa Jovens Digitais para apoiar aquisição de equipamento e serviços informáticos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores