Edit Template

Ponta Delgada recebe encontro europeu de especialistas em microrganismos

Ponta Delgada vai receber, entre 14 e 16 de Setembro, o 44.º encontro anual da European Culture Collections’ Organisation (ECCO), organização europeia dedicada às colecções de culturas e recursos microbianos. A reunião decorre na Aula Magna da Universidade dos Açores e junta investigadores, curadores e especialistas de colecções de culturas microbianas de vários países europeus.
A organização local do ECCO XLIV está a cargo do CIBIO-Açores, através do Banco de Algas e Cianobactérias dos Açores (BACA). O encontro deste ano é dedicado ao tema «Integrative OMICS for a Changing Planet: New Frontiers in Taxonomy, Ecology and Biotechnology», centrando o programa científico na utilização de abordagens integradas para estudar a biodiversidade, a evolução, a ecologia e o potencial biotecnológico dos microrganismos.
Criada em 1981, a ECCO tem como objectivo promover a cooperação e a troca de informação entre as colecções de culturas europeias. Segundo os dados disponibilizados pela própria organização, conta actualmente com 90 membros de 24 países europeus, cujas colecções conservam, no conjunto, mais de 930 mil recursos biológicos, incluindo bactérias, arqueias, leveduras, fungos, vírus, algas, protozoários, plasmídeos e diferentes tipos de células. Estas colecções constituem fontes de material biológico de referência utilizado na investigação e em diferentes áreas da indústria.
O programa em Ponta Delgada começa na tarde de dia 14, com a sessão de abertura marcada para as 14h00. A primeira conferência principal será apresentada por Chris Bowler, investigador do Institut de Biologie de l’École Normale Supérieure, em Paris, que abordará o trabalho desenvolvido no âmbito do Tara Oceans. Seguem-se sessões sobre biodiversidade, sistemática e filogenómica, novas abordagens de genómica e estudos à escala do genoma e investigação sobre microbiomas.
No segundo dia, 15 de Setembro, Pedro Leão, investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, fará uma conferência sobre a descoberta de compostos e processos enzimáticos associados às cianobactérias da colecção LEGE-CC. O programa prossegue com trabalhos sobre a valorização de colecções e estirpes e as respectivas aplicações biotecnológicas, farmacêuticas e ecológicas.
O encontro inclui nesse dia uma deslocação ao complexo vulcânico das Furnas, onde os participantes terão contacto com manifestações hidrotermais e poderão observar comunidades microbianas associadas a ambientes termais extremos. O programa oficial prevê uma visita à zona da Chã das Caldeiras e, no regresso a Ponta Delgada, uma passagem pela Gorreana.
A terceira conferência principal realiza-se na manhã de 16 de Setembro e estará a cargo de Tanja Kostic, do Austrian Institute of Technology, que abordará os desafios associados aos biobancos de microbiomas. O último dia inclui ainda sessões sobre gestão e conservação de colecções, questões éticas e legais, redes e bases de dados, ciência aberta e partilha de informação. Estão igualmente previstos dois workshops, um dedicado à criação de serviços sustentáveis de biobancos de microbiomas e outro à utilização de ferramentas digitais na pesquisa e selecção de estirpes microbianas.
A realização do encontro nos Açores coloca também em evidência o Banco de Algas e Cianobactérias dos Açores, criado em 2018 e instalado na Universidade dos Açores. De acordo com a informação actualmente disponibilizada pelo CIBIO-Açores, o BACA conserva 768 estirpes de microalgas e cianobactérias provenientes de ambientes de água doce, marinhos, salobros, termais e terrestres das nove ilhas. Dessas, 57 estirpes de cianobactérias estão disponíveis ao público. O banco é membro da World Federation for Culture Collections.

Edit Template
Notícias Recentes
ERSE propõe electricidade mais cara nos Açores em 2027 e aponta algumas falhas no serviço da EDA
Fruter quer aumentar a produção agrícola da Terceira, mas alerta para falhas nos transportes e dificuldades na exportação
Açores têm a segunda maior percentagem de fumadores do país e 18,1% fumam diariamente
José Manuel Bolieiro destaca importância da transição digital e da inteligência artificial para a “eficiência e transparência”
Governo reforça oferta de educação ambiental com 70 actividades
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores