O Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gaudêncio, anunciou que o centro da cidade da Ribeira Grande terá uma nova via de acesso pela variante, através do caminho da Tondela.
O anúncio foi feito durante a sessão solene do dia de freguesia, na Matriz, e que decorreu no passado dia 2 de Setembro.
“O crescimento das localidades faz-se, também, através de novas vias de acesso. O caminho da Tondela é uma ambição antiga que será executado no orçamento camarário de 2024.” referiu Gaudêncio, que adiantou os pormenores da futura empreitada: “A obra prevê o alargamento do actual caminho da Tondela, dando-se continuidade àquela que foi a primeira fase da obra, nomeadamente no troço entre a Canada do Cemitério e o Largo da Grota. Após a aquisição de todas as parcelas de terreno ao longo daquela via, cujo processo ficou concluído recentemente, iremos inscrever no orçamento de 2024 essa importante obra”, sublinhou o edil.
Para além desse anúncio, o autarca destacou a proximidade que tem mantido com as juntas de freguesia, num verdadeiro exercício de descentralização de competências e que tem permitido dotar as juntas de recursos financeiros para fazerem face a vários projectos que têm idealizado.
“Recentemente, aprovámos em reunião de Câmara novos contratos interadministrativos com diversas juntas de Freguesia e obras em todas as localidades. É sinal da nossa sensibilidade para com as legítimas aspirações das localidades, sem nunca perder o sentido estratégico de desenvolvimento harmónico do concelho.” referiu Gaudêncio.
No caso da freguesia de Matriz, a Câmara Municipal vai assinar protocolos para a recuperação e manutenção do miradouro do Palheiro e a construção do “miradouro do Atlântico”, cujo projecto foi um dos vencedores do orçamento participativo.
“Casa da Igreja” na Ribeira Funda
O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, considerou que o apoio que a autarquia atribui às diversas instituições tem sido determinante para a dinamização social das localidades.
A afirmação foi feita durante a inauguração das obras de recuperação da “Casa da Igreja” no lugar de Ribeira Funda, na freguesia dos Fenais da Ajuda.
“As nossas comunidades, independentemente da sua dimensão, devem merecer a nossa atenção para a resolução dos seus problemas. No caso da Ribeira Funda, este espaço, que estava bastante degradado, é bastante utilizado e dinamiza a localidade, daí ter merecido o apoio financeiro de 30 mil euros da autarquia para a execução dos trabalhos.” referiu o autarca, que acrescentou: “Tem sido gratificante ver que os nossos apoio têm sido bem empregues. Estamos a deixar uma marca em todas as localidades e a Ribeira Funda não poderia ficar para trás. O vosso espírito de comunidade e de inter-ajuda é um exemplo.”
A “Casa da Igreja” é um espaço da paróquia local e que tem servido para serviços fúnebres, salas de catequese e espaço polivalente de apoio às festas locais.