O centenário do nascimento de Natália Correia vai ser celebrado em Paris, França, com uma exposição de Artes Plásticas em sua homenagem, a inaugurar hoje, com curadoria de Rui A. Pereira.
No catálogo-livro da exposição são feitos vários agradecimentos, entre os quais à Fundação Calouste Gulbenkian e à Casa de Portugal – André de Gouveia da Cité Internationale de Paris, particularmente à sua Directora Ana Paixão, agora Directora do Campus da Cité Internationale de Paris, e seus colaboradores, “por ter a iniciativa, dinamismo, vontade, conhecimento como Mulher de Cultura e principal promotora desta justa homenagem à poeta Natália Correia comemorativa do seu centenário” e a Paula Lisboa que, “de forma entusiasta e competente, soube, em todas as fases do processo desta iniciativa, com o seu saber, estar presente na idealização geral desta justa homenagem à Poeta”.
Ana paixão escreve que “a Casa de Portugal – André de Gouveia da Cidade internacional universitária de Paris celebra assim de forma jubilatória o centenário do nascimento da autora com a exposição de artes plásticas Mulher Atlante com curadoria de Rui A. Pereira e organização geral de Paula Lisboa, graças a quem esta homenagem se concretiza, com obras de onze criadores. Em torno da figura de Natália Correia prefigurou-se assim um trabalho de investigação, de convergência artística e de produção de novas obras impulsionado e materializado pelo curador e pela organizadora geral que realizaram uma pesquisa ímpar sobre a obra, as realizações e as ligações intersemióticas entre a poesia da autora e as artes plásticas, assim como desenvolveram soluções imaginativas para a concretização de uma exposição única dedicada à Mulher Atlante”.