As férias de verão estão a terminar, período de maior flexibilidade nas rotinas e que se espera ter sido de diversão e de novas experiências. O início do novo ano letivo trás consigo adaptações e mudanças necessárias à aprendizagem e ao bem-estar das crianças. Durante o período escolar as rotinas contribuem para sentimentos de segurança e incutem hábitos de vida positivos, assim como promovem estabilidade e previsibilidade. As rotinas do sono são fundamentais para que o cérebro descanse, as rotinas das refeições, tempo de família, tempo de brincadeira, das tecnologias, tempo de estudo ou de partilha são fundamentais para a organização mental e comportamental da criança, bem como promovem o desenvolvimento de valores.
Começar o novo ano pode despertar um misto de emoções às crianças e aos pais. A redefinição de horários familiares e a conciliação entre o trabalho e as atividades letivas e extracurriculares é um desafio exigente. Podem surgir emoções de entusiasmo, motivação, a par de ansiedade, medo e/ou preocupação. Estas emoções resultam das memórias do ano letivo passado, boas ou menos boas, e das expectativas do novo ano, que pode implicar mudança de escola, de ciclo, de turma, de professor.
Com maiores ou menores mudanças o novo ano trás sempre novidade!
Dialogar com as crianças sobre as suas expectativas para a etapa que se inicia “abre a porta” para os pais possam validar as emoções menos agradáveis que possam surgir, acolhendo-as e normalizando-as enquanto reação adaptativaperante o novo e o desconhecido.
Algumas dicas para os pais:
- Repare como estão as suas próprias emoções em relação ao início do ano escolar e quais suas preocupações;
- Confie na capacidade de adaptação da criança, transmita-lhe essa confiança e apresente-lhe o seu suporte;
- Primeiro ouça a criança e depois explore com curiosidade e interesse os seus pensamentos e emoções;
- Apresente uma atitude de não julgamento, aceitação e amabilidade, isso ajudará os seus filhos a serem mais tolerantes consigo próprios e com os outros;
- Reflita com a criança sobre que valores podem orientar o seu comportamento durante neste ano letivo, por exemplo: partilha; generosidade; cooperação; respeito; justiça; responsabilidade, aventura; conexão; gratidão; prazer. Os valores são “guias” do comportamento mais útil para a criança atinja objetivos como: estabelecer amizades, gostar de escola, ter um bom desempenho e sentir-se feliz (uma grande parte do tempo, porque sempre é impossível!)
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Carla Rocha*
*Vogal da Direçãoda Delegação Regional dos Açores