O Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, afirmou ontem, na Horta, que a Região Autónoma dos Açores “alterou o paradigma de cuidar os idosos” em Portugal e na Europa, tendo realçado o carácter “inovador” e o “grande alcance humano” do Programa “Novos Idosos”, afirmando que o programa está a correr “extraordinariamente bem em Ponta Delgada e na Praia da Vitória”, concelhos da primeira fase do projeto.
“Aqui na Horta, o processo está concluído e, em breve, estará na Lagoa e Vila Franca do Campo”, prosseguiu.
Artur Lima falava à saída de uma visita à primeira idosa integrada na segunda fase do programa “Novos Idosos”, que se realizou na ilha do Faial.
No dia em que foi publicado o despacho de homologação da lista de ordenação final dos candidatos do concelho da Horta e de todas as deliberações e propostas de Plano Individual de Cuidados, Artur Lima referiu que foram recebidas 63 candidaturas na ilha do Faial e que os 50 idosos admitidos já estão aptos a beneficiar deste programa.
Na ocasião, o governante afirmou que os “Novos Idosos” é um “programa de parceria com as instituições e com as pessoas” com impacto visível junto das famílias, dos idosos apoiados e na criação de emprego qualificado.