Restaurantes com estrela Michelin na apanha  de uva da Cooperativa do Pico
Diário dos Açores

Restaurantes com estrela Michelin na apanha de uva da Cooperativa do Pico

Previous Article Previous Article Bispo de Angra presidiu à peregrinação de Setembro em Fátima
Next Article Hospital CUF na Lagoa vai ser inaugurado oficialmente Segunda-feira

A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines (CVIP), reuniu entre os dias 5 e 7 de Setembro, um grupo de ‘sommeliers’ e representantes de hotéis e restaurantes regionais e nacionais que tiveram oportunidade de vindimar e acompanhar todo o processo das vindimas da CVIP.
 Entre várias actividades programadas, houve ainda provas de vinhos na Picowines com o enólogo consultor Bernardo Cabral. 
Esta iniciativa da Picowines faz parte de uma campanha de sensibilização para a valorização dos vinhos açorianos e para as especificidades da viticultura da ilha.
Manuel Goes. Director-geral do hotel Octant Furnas (São Miguel), Paulo Fragata, Director de F&B do hotel Azoris Royal Garden (São Miguel) e Bernardo Oliveira, chef de sala do restaurante Tapas e Panos para Mangas (Terceira) foram os convidados do arquipélago açoriano que participaram nesta iniciativa levada a cabo pela Picowines, não apenas para experienciarem as vindimas nos vinhedos especiais de terroir vulcânico, considerados Património da Humanidade pela Unesco, a poucos metros do oceano, mas também para conhecerem, na primeira pessoa, a essência da CVIP, com mais de 70 anos de história.
Do continente, e para participar também na apanha de uvas, na entrega e selecção na adega, nas atcividades do enólogo, bem como em várias provas de vinhos com a equipa, que incluíram as novidades da Picowines, acompanhadas por uma experiência gastronómica da região, liderada pelo chef Duarte Ponte, marcaram presença João Marujo, do restaurante LOCO (estrela Michelin) e Jorge Silva, do restaurante ROCCO, ambos de Lisboa, Adácio Ribeiro do restaurante Vila Foz (estrela Michelin) e Miguel Mota do The Yeatman (duas estrelas Michelin), provenientes do Porto e Vitaly Lesyuk, do hotel Vilalara, do Algarve.
“Os convites e participação de sommeliers e representantes de cadeias de hotel e alguns restaurantes inclusive com estrela Michelin, nas vindimas da Picowines, têm como objetivo sensibilizá-los para o valor dos vinhos açorianos, passando por todo este processo bem como no trabalho da rega, por forma a perceberem a especificidade da nossa viticultura e dos nossos produtos e a dificuldade que encontramos no dia a dia, em todos os processos, aqui nas ilhas”, refere Losménio Goulart, Presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines.
O convite da Picowines a estes agentes económicos nos sectores da Restauração e Hotelaria, faz parte de uma campanha de sensibilização para a valorização dos vinhos açorianos, que coincidiu com o encontro entre o Presidente da CVIP, Losménio Goulart e o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, no âmbito da problemática sobre o excesso de população da Rola Turca que tem causado muitos prejuízos nas vinhas do arquipélago.
Actualmente, a Cooperativa do Pico conta com mais de 280 associados e é liderada por Losménio Goulart que se tem preocupado em fomentar o processo de produção do vinho, tornando-o cada vez mais uma referência de muita qualidade.

Share

Print
Ordem da notícia2800

Theme picker