A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines (CVIP), reuniu entre os dias 5 e 7 de Setembro, um grupo de ‘sommeliers’ e representantes de hotéis e restaurantes regionais e nacionais que tiveram oportunidade de vindimar e acompanhar todo o processo das vindimas da CVIP.
Entre várias actividades programadas, houve ainda provas de vinhos na Picowines com o enólogo consultor Bernardo Cabral.
Esta iniciativa da Picowines faz parte de uma campanha de sensibilização para a valorização dos vinhos açorianos e para as especificidades da viticultura da ilha.
Manuel Goes. Director-geral do hotel Octant Furnas (São Miguel), Paulo Fragata, Director de F&B do hotel Azoris Royal Garden (São Miguel) e Bernardo Oliveira, chef de sala do restaurante Tapas e Panos para Mangas (Terceira) foram os convidados do arquipélago açoriano que participaram nesta iniciativa levada a cabo pela Picowines, não apenas para experienciarem as vindimas nos vinhedos especiais de terroir vulcânico, considerados Património da Humanidade pela Unesco, a poucos metros do oceano, mas também para conhecerem, na primeira pessoa, a essência da CVIP, com mais de 70 anos de história.
Do continente, e para participar também na apanha de uvas, na entrega e selecção na adega, nas atcividades do enólogo, bem como em várias provas de vinhos com a equipa, que incluíram as novidades da Picowines, acompanhadas por uma experiência gastronómica da região, liderada pelo chef Duarte Ponte, marcaram presença João Marujo, do restaurante LOCO (estrela Michelin) e Jorge Silva, do restaurante ROCCO, ambos de Lisboa, Adácio Ribeiro do restaurante Vila Foz (estrela Michelin) e Miguel Mota do The Yeatman (duas estrelas Michelin), provenientes do Porto e Vitaly Lesyuk, do hotel Vilalara, do Algarve.
“Os convites e participação de sommeliers e representantes de cadeias de hotel e alguns restaurantes inclusive com estrela Michelin, nas vindimas da Picowines, têm como objetivo sensibilizá-los para o valor dos vinhos açorianos, passando por todo este processo bem como no trabalho da rega, por forma a perceberem a especificidade da nossa viticultura e dos nossos produtos e a dificuldade que encontramos no dia a dia, em todos os processos, aqui nas ilhas”, refere Losménio Goulart, Presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines.
O convite da Picowines a estes agentes económicos nos sectores da Restauração e Hotelaria, faz parte de uma campanha de sensibilização para a valorização dos vinhos açorianos, que coincidiu com o encontro entre o Presidente da CVIP, Losménio Goulart e o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, no âmbito da problemática sobre o excesso de população da Rola Turca que tem causado muitos prejuízos nas vinhas do arquipélago.
Actualmente, a Cooperativa do Pico conta com mais de 280 associados e é liderada por Losménio Goulart que se tem preocupado em fomentar o processo de produção do vinho, tornando-o cada vez mais uma referência de muita qualidade.